A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) considera lamentável a decisão da Câmara dos Deputados de mais uma vez impedir o avanço de investigações para esclarecimento de acusações feitas ao Presidente Michel Temer e Ministros de Estado. A presunção de inocência é um direito a ser garantido a todos. Mas não deve ser subterfúgio para barrar investigações necessárias para garantir o cumprimento da Justiça.
Os deputados catarinenses Celso Maldaner, Cesar Souza, Peninha, João Rodrigues, Ronaldo Benedet e Valdir Colatto votaram a favor do arquivamento da denúncia. Marco Tebaldi esteve ausente da sessão.
O Congresso tem liberdade e goza de legitimidade para decisões desse tipo. Infelizmente, porém, demonstra um completo distanciamento da vontade popular que deveria representar. Um descolamento perigoso, já que alimenta movimentos extremistas que estimulam a discussão de soluções não democráticas para os problemas que o País enfrenta.
O empresário que paga uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo exige respeito. E, nesse caso, respeito deveria se traduzir em ações efetivas para o combate à corrupção.