Se você colocar em um tradutor online provavelmente irá aparecer “Pensamento de design”, mas o Design Thinking não é apenas um pensamento, ou apenas um projeto. O DT, como é amistosamente abreviado, é um novo conceito de abordagem das empresas.
“É um pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento. ” – Charles Burnette, especialista de Design Thinking.
Vamos entender isso na prática?
Antes de começar a planejar um Design Thinking para sua empresa, você precisa definir as 4 fases e seus resultados.
- Imersão – este é o momento de vivenciar as dificuldades do seu cliente, levante o máximo de dados que conseguir sobre eles. Analise também o mercado, seus concorrentes e tendências, e o mais importante porque seus clientes estão buscando estes serviços com outras empresas.
- Ideação – criatividade! Com todos os dados em mãos, monte o perfil do seu cliente. Esta é oportunidade para criar novas ideias para atingir seu público.
- Prototipação – vamos colocar as ideias em prática? Nessa fase avalia-se custos e tempo.
- Realização – agora é o momento! Depois de ter todas as fases definidas, chegou o momento de lançar o seu produto ou serviço no mercado.
Simples e inovador, o Desing Thinking é uma ótima solução para sua empresa. Seu investimento é de ótimo custo benefício e garante bons resultados. Agrega valor, gera oportunidades para conquistar novos consumidores e permite a empresa refletir e gerar empatia, se colocando no lugar do cliente.
Não tenha medo! São nestas situações e desafios que você se surpreende com a força do seu negócio, utilize sua criatividade e seus valores. Então, mãos à obra! Boa Sorte!