O óleo de cozinha após ser usado e descartado de forma inadequada se torna um produto que pode causar grandes transtornos ao meio ambiente, já que um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Para combater este grave problema ambiental, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), desenvolve há 25 anos, o programa ReÓleo, que já arrecadou e enviou para a reciclagem mais de 5 milhões de litros de óleo, evitando a poluição das águas e a emissão de 59 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2). Os números já renderam espaço no livro dos recordes e reconhecimento mundial, conquistando dois títulos Guinness World Records em 2012 e 2015, tornando Florianópolis a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo.
O programa que já atingiu mais de 71 mil pessoas e dedicou mais de 1.140 horas à educação ambiental, oferece seus serviços de coleta de óleo para diversos estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes, hotéis, condomínios residenciais e outros estabelecimentos que utilizam óleo de cozinha em sua produção. O óleo gerado por esses participantes é recolhido por uma empresa especializada que possui todas as licenças ambientais necessárias para a coleta e reciclagem de óleos vegetais.
Além dos marcos históricos e dos resultados impressionantes alcançados, o Programa ReÓleo da ACIF destaca a importância dos empresários estarem atentos às iniciativas de consumo em todo o processo de suas atividades, incluindo a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
“No cenário atual, em que a conscientização ambiental é uma preocupação global, as empresas estão cada vez mais valorizando a sustentabilidade como um diferencial competitivo. As práticas ESG estão se tornando uma parte essencial das estratégias empresariais, e os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos e serviços de empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente e o bem-estar social”, ressalta Luiz Antônio Falcão de Moura, diretor do programa.
Parceria multinacional
Para potencializar ainda mais as ações do ReÓleo, abrangendo atividades de educação e conscientização na capital, desde 2021, o programa conta com a parceria da marca de óleos Liza (Cargill), uma das maiores indústrias de alimentos do país. Com o apoio da multinacional já foram coletados quase 200 mil litros de óleo em Florianópolis.
“Um dos ingredientes da receita de sucesso do Ação Renove tem sido a participação ativa de parceiros e consumidores. O programa inclui pontos de coleta em escolas, restaurantes, shoppings, supermercados, padarias e espaços públicos. A ideia é facilitar o descarte do resíduo pelos consumidores, afinal são eles que fazem tudo acontecer! Queremos atuar em conjunto: quem produz, quem vende e quem compra”, explica Marcio Barela, Coordenador de Sustentabilidade da Cargill.
Conscientização nas escolas
O programa Reóleo também está presente nas escolas através de uma competição saudável em que o maior vencedor é o meio-ambiente. A ideia é arrecadar e reciclar uma grande quantidade de óleo de cozinha usado e incentivar na prática a educação ambiental entre crianças e adolescentes.
O óleo deverá ser armazenado em garrafas PET e estas depositadas em um recipiente apropriado que ficará disponível na escola. Vencem as três que arrecadarem o maior número de litros do resíduo. Entre a premiação, estão: 1° lugar: notebook e projetor e para 2 e 3° lugares: notebook.
Neste ano foram inscritas 28 escolas. A gincana será realizada entre 08 de junho a 14 de setembro, data em que será recolhido o óleo arrecadado e os vencedores serão conhecidos a partir do mês de novembro. Na última edição da gincana, 16 escolas participaram e realizaram diversas ações para educação ambiental. E com a reciclagem do óleo, foram preservados mais de 45 mil litros de água.