Em relatório de mercado divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (23), os economistas estimam um comportamento melhor para a inflação neste ano e, também, uma queda maior dos juros. Mais de cem instituições financeiras foram ouvidas para criação do relatório, que também é conhecido como Focus.
A estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano recuou de 4,80% para 4,71%. Apesar de permanecer acima da meta central de inflação, que é de 4,5% o valor está abaixo do teto de 6% fixado para 2017.
Outra previsão é a queda da taxa básica de juros da economia, a SELIC, de 9,75% para 9,50% ao ano no fechamento de 2017. Com essa estimativa se pressupõe um corte maior de juros nos próximos meses.
Para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, o mercado financeiro manteve a previsão de um crescimento de 0,5%. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.
O resultado do PIB de 2016 ainda não foi divulgado pelo IBGE, mas a previsão do mercado é de queda próximo de 3,5%. Para o ano de 2018 os economistas das instituições financeiras continuaram prevendo uma expansão maior do PIB.
Fonte: G1 – Globo