A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) recebeu com surpresa e de forma negativa a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que põe em risco a existência dos beach clubs de Jurerê Internacional.
Empreendimentos já consolidados e conhecidos por turistas de todo o país e do exterior, essas estruturas de praia, que contribuíram para colocar Florianópolis no cenário internacional do turismo, atraem antigos e novos visitantes à capital catarinense todos os anos, movimentam a economia regional, geram centenas de empregos diretos e milhares de postos indiretos. Empregos que, se efetivada a decisão, serão extintos.
Pior que isso: a decisão compromete sobremaneira a percepção que empreendedores tem sobre o ambiente de negócios na cidade. A insegurança jurídica cresce ainda mais e por certo afasta novos negócios, o que é gravíssimo diante da necessidade urgente de investimentos para combater a crise que o País enfrenta.
O turismo, atividade vital para a cidade, precisa ser incentivado. Hoje, o excesso de burocracia e a insegurança jurídica prejudicam os investimentos. Atrapalham a abertura e manutenção de negócios e aumentam os riscos para quem aplica recursos e trabalho no segmento. O estímulo ao empreendedorismo fomenta a economia e beneficia toda a sociedade.