A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) vem a público manifestar satisfação com a demonstração dada pelo Executivo municipal de abertura para o diálogo sobre os problemas que afetam a cidade. A retirada de pauta do projeto de criação da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos pelo prefeito Gean Loureiro é mostra inequívoca dessa intenção.
Não é de hoje que a cidade sofre com o desequilíbrio entre receitas e despesas com o serviço de manejo de seus resíduos. A elevação das receitas pela instituição de nova taxa pode parecer a saída mais simples. Porém, não parece ser a mais adequada em tempos de crise como os que vivemos. Fato é que cidadãos e empresas não têm fôlego para pagar mais taxas, impostos e contribuições e arcar com os gastos públicos que crescem de forma descontrolada.
O diálogo é o melhor caminho, como restou demonstrado em ocasiões anteriores, quando o poder público se mostrou irredutível na intenção de elevar impostos e todos saíram perdendo.
Cabe ressaltar ainda a ativa participação de Vereadores no processo atual – entre eles o ex-diretor da ACIF, Miltinho Barcelos.
A entidade reafirma o propósito de colaborar com sugestões e desde já se coloca à disposição para ajudar na busca de soluções para a construção de uma Florianópolis cada vez melhor.