Aconteceu, de 12 de setembro a 12 de outubro, a 6ª edição do Festival Viva a Lagoa. Esse ano, em um formato especial e digital em decorrência do isolamento social, o evento contou com mais de 80 empresas participantes, 30 sorteios e 3 lives. Foram mais de 2,5k pessoas assistindo às mais de 4h de atrações exclusivas criadas para o festival.
O Festival Viva a Lagoa, que acontece há seis anos entre os meses de setembro e outubro, se tornou um evento tradicional da região e tem como objetivo movimentar a economia da Lagoa da Conceição na baixa temporada.
O evento abriu com um show da banda Dazaranha, transmitido ao vivo pelo ACIF Play, canal oficial da ACIF no YouTube, e seguiu pelos dias seguintes com ofertas, promoções e muita divulgação do comércio local. Contou com Desfile de Moda transmitido pelo ACIF Play e ainda o famoso Festival Gastronômico da Lagoa. Encerrando com uma Oficina de Pandorgas, também transmitida pelo ACIF Play.
União dos empresários e fomento do comércio local
Sendo o principal norte da ACIF o associativismo, entendemos eventos de fomento a comércios regionais, como o Festival Viva a Lagoa, uma importante estratégia de unir empresários, alavancar vendas e trazer visibilidade ao comércio local. Mas o sucesso de eventos como este só é possível com a força do pequeno empresário e a união entre segmentos.
O Desfile de Moda foi um importante evento para as lojas da região. Para Tania Maria Surmann, proprietária da loja Macassa e participante da edição do festival deste ano, foi importante ter conhecido as pessoas por trás do comércio na Lagoa. “Estamos numa época do ano bem estratégica e o Festival nos trará fortalecimento para o final do ano”, conta.
O Festival Viva a Lagoa, mais uma vez, mostrou que união de empresários se tornam cada vez mais fortalecidos, mesmo em tempos de crise. “Vi o quanto os comerciantes da Lagoa são unidos. Nas redes sociais, sentimos movimento e vieram pessoas na loja que viram a live do desfile”, conta Indiara Martins coordenadora do Instituto Villaget e participante do Desfile de Moda, que movimentou o segmento da região.
Entre os ganhos de participar de um evento, já tradicional da região, está a visibilidade e destaque na divulgação das empresas. Luciana de Oliveira Lopes, proprietária da Girô Moda Circular afirma que participar do Viva a Lagoa 2020 contribuiu muito para que novos clientes conhecessem a loja. “Adorei conhecer as pessoas das outras lojas da Lagoa e todos os envolvidos. Participar do desfile foi muito importante e divertido”, conta.
Renata de Luizi Correia, proprietária da escola Tai Kai Karatê Dô também diz estar satisfeita com os resultados quanto à visibilidade. Com a participação e os sorteios realizados, sua empresa ganhou movimentação nas redes sociais. “Agradeço a equipe toda da ACIF. Vamos manter a união para o progresso e muito mais!”