No último sábado, o Centro da cidade reviveu os tempos áureos de Florianópolis. O evento Memórias Urbanas. organizado pela ACIF, trouxe de volta não só o movimento aos finais de semana para as ruas da cidade, mas também um perfume diferente dos tempos áureos no ar.
Uma homenagem ao antigo Ponto Chic, na esquina das ruas Felipe Schmidt e Trajano, onde os integrantes do saudoso Senadinho se reuniam, foi realizada. Novos e antigos “Senadores” foram homenageados, recebendo seus diplomas do Senatus Populusque Florianópolitanus.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, recebeu a homenagem e falou um pouco sobre o evento. “A Acif está dando um presente pra cidade, revivendo os bons momentos do Senadinho, do Ponto Chic, trazendo as pessoas pra conviver aqui. Muita gente com história pra contar. Parabéns a Acif pelo movimento e por trazer tanta gente pra curtir o centro da cidade.”
O movimento no Centro da cidade aliás agradou aos comerciantes, que viram o movimento aumentar em um dia que normalmente é mais parado. André Caldeira, do Restaurante Magnólia, comemorou: “Todos os comerciantes muito satisfeitos pelo movimento que está sendo gerado por esse encontro maravilhoso.”
Sandra Brizola, da cafeteria Cheirin Bão, completou: “Esperamos que voltem os eventos a acontecerem aqui na Felipe Schmidt pra resgatar um pouco da nossa história, trazendo a população pro Centro de Floripa nos finais de semana, as famílias que é importantíssimo.”
Uma exposição de carros antigos também relembrou outros tempos da cidade, quando os motorizados ainda circulavam pelo calçadão. “A gente consegue imaginar esses carros na época passando por aqui, pra nós é um prazer e uma satisfação estar trazendo os carros aqui pra estar no lugar onde eles sempre estiveram”, diz Anderson Ceratti, do grupo Antigos na Ponte Floripa.
Ao som do grupo Choro Campeche, que deixou o clima ainda mais animado, Luiz Gonzaga Galvão, secretário-geral do Senadinho, resumiu o espírito do evento. “Essa parceria firmada entre a ACIF e a prefeitura municipal vem realmente consolidar o nosso espaço histórico político aqui que a prefeitura de Florianópolis assumiu de revitalizar esses espaços, as ruas do centro da cidade, é fundamental para que o comércio se desenvolva mais.





