Na noite de ontem aconteceu a Direx da semana, que se debruçou sobre a arquitetura marítima da cidade com a participação de grandes nomes como os arquitetos Guto Indio da Costa e Indio da Costa, sócios da Indio da Costa A.U.D.T., e o oceanógrafo Rafael Bonanata – fundador da OCP | Oceanografia Costeira & Portuária.
Bonanata abriu a noite falando sobre a problemática de Florianópolis em relação à engenharia e gestão de praias e mostrou um modelo em forma de planta que equilibra praias de enseada. Muito usada em praias de resort ou que foram reformuladas, são uma opção para a cidade.
Falou também das dunas dos Ingleses, que migraram para o Santinho, e das possíveis soluções para o problema, como recuar a urbanização ou fazer a proteção da área com estruturas rígidas ou materiais naturais.
“Há muito que ser feito se a escolha for de uma praia urbanizada, mas priorizando o mar“, conclui Rafael.
Na sequência, representando o escritório Indio da Costa A.U.D.T, Guto falou sobre alguns projetos importantes da dupla, todos dedicados a cidades projetadas em volta do mar ou do rio.
Apresentou os projetos realizados para as cidades de Balneário Camboriú, Guaramirim, ambos municípios catarinenses, e Maceió. Em comum a todos os projetos, o fato de que a construção é feita em volta da natureza, valorizando o recurso natural, com construções acima e não em cima desses recursos.
Guto fechou a noite com uma fala forte e necessária: “É preciso reaprender a projetar as cidades e aprender a conviver com a natureza dentro das nossas cidades“.