O impacto da crise causa danos para todo o País. De janeiro a junho deste ano foram fechadas 67,9 mil lojas no Brasil. Entre as principais razões está a inflação alta, a queda da renda das famílias, ao desemprego e a falta de crédito.
No estado de Santa Catarina foram fechadas 3.701 lojas no primeiro semestre deste ano, representando uma diminuição de 1,5% de todos os estabelecimentos do setor de Varejo. O saldo negativo entre lojas abertas e fechadas no período é 177% maior do que os mesmos meses do ano passado, quando foram fechados 1.337 estabelecimentos.
Mas a boa notícia é que ao menos esses números são inferiores ao semestre anterior, do ano passado, quando ocorreu a eliminação de 4.284 lojas no Estado.
Todos estes dados foram fornecidos pela Fecomércio SC e realizados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) com base nos dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC, o Estado foi o menos afetado e este ciclo deverá se reverter no ano que vem, com a retomada do crescimento econômico.