Segundo uma pesquisa realizada pela Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos), 70% da motivação de um funcionário é baseado e influenciado pelo seu gerente. A partir disso, temos algumas dicas de como um gerente pode agir para melhorar ainda mais o desempenho desses profissionais.
Não sobrecarregue seus funcionários:
Nunca sobrecarregue seus funcionários, eles podem se sentir punidos por trabalharem bem, e isso prejudica muito seu desempenho. Uma pesquisa da Stanford (universidade de pesquisa privada situada em Palo Alto, Califórnia) mostra que a produtividade por hora declina acentuadamente quando a semana de trabalho excede 50 horas.
Recompense seus funcionários:
Se você realmente precisar aumentar a carga horária deles, não deixe de recompensa-los. Aumentos, alterações de título ou até mesmo promoções são formas de reconhecimento que fazem a diferença.
De um feedback:
Positivo ou negativo, as pessoas precisam de um retorno para saber como está a progressão do seu trabalho. Isso incentiva e ajuda a se tornarem profissionais muito melhores.
Honre seus compromissos:
Se você fizer uma promessa, faça o que tem que fazer. Cumpra, tenha palavra. Não se esqueça do que prometeu, pois isso mostra que você é um chefe honrado e responsável.
Promova as pessoas certas:
É um insulto gigantesco quando um funcionário trabalha duro e é passado para trás na hora de uma promoção. Não surpreende que isso desmotive e faça as pessoas irem embora. Portanto, muito cuidado na hora de promover seus funcionários.
Deixe seus funcionários seguirem suas paixões:
Não limite seus funcionários em um quadrado fechado, deixe-os expandirem seu foco, explorarem novidades. Isso abre caminhos e oportunidades, e pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, dando liberdade para que os profissionais possam desenvolver ainda mais a sua criatividade.
Pense com cuidado em como trata seus profissionais. Você precisa fazer com que eles queiram trabalhar pra você satisfeitos e felizes, o que resulta em um rendimento ainda melhor, e por fim, beneficiam ambos os lados.