Evento acontece dia 28 de julho, às 19h na sede da entidade, com palestra, debates e apresentação de cases de sucesso. Inscrições gratuitas já estão abertas.
Ampliação de mercados, capacitação profissional, rede de contatos, gestão melhorada. Ferramenta para fortalecimento de micro e pequenas empresas por meio do associativismo, os núcleos setoriais têm sido um aliado dos empresários na busca por maior competitividade nos negócios. O sucesso desta metodologia e as conquistas em diferentes segmentos serão apresentados no dia 28 de julho, às 19h, em evento na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).
“Juntos, os empresários conseguem trocar experiências e encontrar soluções para problemas específicos do seu ramo de atividade ou de interesse comum, de uma forma que dificilmente conseguiriam individualmente, explica a diretora do Conselho dos Núcleos da ACIF, Fernanda Luchi. “Passam a se ver como parceiros, crescem e impulsionam todo o setor”, completa.
O evento terá palestra do presidente do Conselho Superior da entidade e diretor executivo do Grupo All, Doreni Caramori Jr., sobre a união das empresas como segredo no atual cenário econômico e político do mercado. Caramori vai abordar temas como velocidade das mudanças, capacidade de adaptação e a importância do associativismo neste contexto. Segundo ele, a força gerada pela representatividade de um grupo em relação a um segmento isolado abre inúmeras possibilidades. “As negociações com o poder público, parceiros comerciais e outras entidades ganham com a força do conjunto, trazendo melhorias em diversas áreas”, diz Caramori Jr.
Além da palestra, haverá um painel com empresários que integram núcleos da entidade, contando sobre sua experiência: Fernanda Luchi, que é sócia da Codde Comunicação Digital, fala sobre o crescimento da empresa de comunicação com a participação no Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária; e Richard Amorim, coordenador geral do Núcleo Setorial de Farmácias Magistrais, mostra o sucesso das compras feitas coletivamente e da Effetiva, marca de dermocosméticos criada pelo núcleo. O painel será mediado por Rodrigo Rossoni, vice-presidente da ACIF.
As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas. Devem ser feitas neste link. Mais informações pelo e-mail: consultor3@acif.org.br.
Como funcionam os núcleos empresariais
O modelo bem sucedido dos núcleos da ACIF é utilizado como referência pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Hoje, a entidade conta com 21 núcleos e câmaras de vários segmentos empresariais como o farmacêutico, gastronômico, esportivo, hoteleiro, de negócios sociais, reparação automotiva, paisagismo, cuidados com pets, entre outros.
Os núcleos utilizam como base de formação e desenvolvimento, o Programa Empreender do Sebrae. Os empresários reúnem-se periodicamente, orientados por um consultor capacitado. Nas reuniões, discutem problemas e questões pertinentes ao ramo e ao grupo. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções são construídas em conjunto e as decisões tomadas em consenso. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos, originada na Alemanha, denominada Metaplan.
A metodologia Metaplan agrega a já conhecida tempestade de ideias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas. O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente.