Relembre a trajetória do ex-presidente da ACIF
Com consternação e pesar, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) lamenta o falecimento aos 101 anos do ex-presidente Ody Varella, Cidadão Honorário de Florianópolis e primeiro presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), responsável por importantes conquistas em nosso cenário empresarial e no desenvolvimento da associação junto aos empresários catarinenses.
A ACIF expressa sua solidariedade à família – aos três filhos, sete netos e sete bisnetos – e sua grande legião de amigos. E convida para relembrar um pouco da história e trajetória deste nome tão importante do associativismo de Florianópolis e Santa Catarina.
História
Natural de Tijucas, Ody Varella nasceu em 1921 e buscou ainda jovem, em Joinville, a primeira oportunidade profissional. Como técnico de administração e contabilidade, foi logo
absorvido pelas mais promissoras indústrias da década de 30, a Consul e a Tigre, vindo a conhecer ali, na maior cidade do Estado, um amor para a vida inteira.
Residindo em Florianópolis desde 1957, Ody Varella foi gerente da maior empresa comercial da Capital durante 15 anos. Mais tarde, de 1973 a 1979, respondeu pela Diretoria Administrativa do único meio de mídia eletrônica em atividade na época: a Rádio e Televisão Cultura, que exigia de forma recorrente a superação de obstáculos, pelas limitadas tecnologias e turbulento acesso até a sede da empresa no topo do Morro da Cruz.
Associativismo
O ex-presidente da ACIF foi responsável por importantes conquistas para o meio empresarial, para a ACIF e para o desenvolvimento do associativismo no estado. Relembre algumas delas:
Durante suas gestões como presidente na ACIF, Ody liderou diversas lutas em benefício da classe empresarial, destacando-se as campanhas pela construção da BR 282, Lages-Bom Retiro-Florianópolis e a internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz.
Em 1971, Ody fundou a entidade que levaria o associativismo para todo o estado, a Facisc – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, onde presidiu de 1971 a 1975.
No esporte, Ody Varella presidiu a Federação Catarinense de Futebol de Salão, foi vice-presidente do Lira Tênis Clube e membro do Conselho Superior do Figueirense FC.
Grande homenageado ao longo dos anos, Varella recebeu ainda a Comenda do Mérito do Registro Mercantil, o Prêmio Destaque da Contabilidade, Cidadão Honorário de Florianópolis, a Comenda do Mérito Desportivo, Homenagem Especial do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, Sócio Benemérito da ACIF e, em 2017, também da ACIF, recebeu a sua maior honraria, a Ordem do Mérito Empresarial.