Nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, o ex-presidente e conselheiro da ACIF Ody Varella está completando 96 anos de idade.
Histórico:
Nasceu em 03 de novembro de 1921, na cidade de Tijucas,filho de Ivo Varella e Judith Silva Varella.
No final da década de 1930 foi iniciar a vida profissional como técnico de administração e contabilidade em Joinville. Até os 35 anos morou no Norte do Estado,prestando serviços a empresas nascentes, como a Cônsul do ex-prefeito Wittch Freitag e a Tigre de João Hansen, entre outras menos conhecidas.
Foi em Joinville também que ele conheceu Maria Eulália Fernandes Varella, com que se casou e teve três filhos- Hercílio Ivo, Nelma Silvia e Odilene.
-
FLORIANÓPOLIS
Em fevereiro de 1957 transferiu residência de Joinville para gerenciar A MODELAR, maior empresa comercial de Florianópolis, na época, cujo cargo exerceu durante 15 anos.
Em 1973 a convite do saudoso Darci Lopes assumiu a Diretoria Administrativa da Rádio e Televisão Cultura, até 1979, quando aconteceu a transferência do controle da empresa.
-
ESPORTE
Nas atividades esportivas teve uma grande participação como atleta e dirigente. Começou como atleta de futebol e basquete em 1938, no Colégio Bom Jesus, passou para a Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul e América Futebol Clube. Também foi técnico de basquete e vôlei, conselheiro do América , fundador e diretor da Liga Atlética Norte Catarinense.
Em Florianópolis, assumiu a presidência da Fundação Atlética Catarinense(FAC), onde permaneceu entre 1959 e 1971, responsável pelas modalidades de basquete,vôlei,ciclismo,atletismo e tênis.Enquanto dirigiu a FAC, recuperou o estádio Santa Catarina e providenciou sua cobertura (primeira em Florianópolis) – local onde está hoje o ginásio Rozendo Lima, na Avenida Hercílio Luz. Organizou a delegação da Capital que participou dos primeiros jogos abertos de Santa Catarina, entre 1960 e 1965.
De 1965 a 1968 exerceu a presidência da Federação Catarinense de Futebol de Salão com o objetivo de dar uma estrutura administrativa a entidade.
Exerceu a vice-presidência da Federação Catarinense de Bocha e Bolão.
Durante 8 anos foi Conselheiro e Vice-Presidente do Lira Tênis Clube.
Durante a presidência do saudoso Major José Mauro Ortiga integrou o Conselheiro Deliberativo do Figueirense FC.
Teve destacada participação como Conselheiro e Presidente do Conselho Regional de Desportos.
Pelos serviços prestados ao Esporte em Santa Catarina em 2001 recebeu a Comenda do Mérito Desportivo concedida pelo Conselho Estadual de Desportos.
-
ENTIDADE DE CLASSE
Na Acif foi eleito vice-presidente em 1966, na gestão do Barão Dietrich Von Wangeheimer .
No ano de 1971 foi eleito presidente da Acif, cargo que exerceu até 1975 e posteriormente de 1985 a 1987.
Ocupou também , os cargos de vice-presidente, diretor financeiro, conselheiro e presidente do Conselho Superior.
-
Acif
Em 1971 fundou a Facisc – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, cuja entidade presidiu de 1971 a 1975.
Representando a ACIF, Facisc e Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares foi vogal da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina durante 18 anos, onde recebeu a COMENDA DO MÉRITO DO REGISTRO MERCANTIL.
Foi também integrante do Conselho Municipal de Contribuintes, representando a ACIF.
Em maio de 2008 foi homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade, com o Prêmio Destaque de Contabilidade como um dos pioneiros na atividade e detentor do registro profissional de número 285, expedido pelo respectivo órgão de classe em 1947.
Em 15 de setembro d e 2007 recebeu o titulo de Sócio Benemérito da Acif – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, aprovado pelo Conselho Superior da entidade.
A indicação partiu do Vice-Presidente do Conselho Superior e ex-presidente da entidade, Alaor Francisco Tissot e recebeu aprovação unânime dos conselheiros.
Pelos relevantes serviços prestados a Capital, em 24 de março de 2008, por ocasião das comemorações dos 282 anos de Florianópolis recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Florianópolis.Só falta o título de manezinho da Ilha.
De vida exemplar e modesta é merecedor do respeito e da admiração dos florianópolitanos.