Nesta quinta-feira, 13 de maio, a ACIF comemora 106 anos de fundação. Já são 106 anos de história, conquistas, união, liderança, transformação, representatividade e força empreendedora. Cada associado faz parte desta trajetória.
Você sabe onde começou a Associação Empresarial de Florianópolis? Separamos este artigo para voltar no tempo e relembrar as primeiras sedes da ACIF.
Em 21 de abril de 1915, reuniram-se na sede do Clube Doze de Agosto, na rua João Pinto, centro, uma comissão composta dos comerciantes André Wendhausen, Francisco Pereira Oliveira Filho, Emilio Blum, Paschoal Simone e Lauro Linhares, este representando a firma Carl Hoepcke S/A, para organizarem a criação da Associação. Após estudos preliminares, a referida comissão convocou os comerciantes locais para uma Assembleia de fundação .
Assembleia Geral de Fundação
Em 13 de maio de 1915, às 11h, no Clube Doze de Agosto, comparecendo um elevado número de comerciantes e interessados, foi realizada a Assembleia Geral de Fundação. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria provisória que ficou assim constituída: Coronel Emílio Blum, como presidente; Francisco Pereira Oliveira Filho, vice-presidente; Lauro Linhares, 1º primeiro secretário e Antônio Linhares como 1º tesoureiro.
Na mesma ocasião, foram indicados para organizar os Estatutos Sociais os comerciantes Oswaldo Haberbeck e Paschoal Simone.
Na primeira reunião, realizada no dia 20 de maio de 1915, também no Clube Doze de Agosto, ficou estabelecido que todas as quartas-feiras, às 20 horas, haveriam reuniões naquele local até que a Associação tivesse sua sede própria.
50 anos da primeira sede própria
O ano de 1971 marca o início de uma nova fase da entidade, com a inauguração da nova sede, tendo na presidência Ody Varella, com destacada liderança no comércio e no esporte de Florianópolis.
A nova sede passou a funcionar na rua dos Ilhéus, 118, sobreloja – Edifício Jorge Daux. A inauguração contou com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais e lideranças empresariais. A cobertura do evento foi feita pela TV Cultura e pela Rádio Guarujá.
Os ajustes começaram a ser feitos em março, quando as atividades e as reuniões começaram a ser realizadas na nova sede. Na mesma ocasião, o presidente Ody Varella incentivou a campanha dos 200 sócios e com muito trabalho e cooperação de todos esta cota foi atingida.
A diretoria decidiu ainda doar os móveis antigos pertencentes a Associação para as entidades Serte e Apae.
Sede da Emilio Blum – 1997
Em 1995, completando 80 anos, a ACIF começa uma nova etapa na sua história. A construção da nova sede é meta prioritária da nova administração presidida por Armando Gonzaga.
O terreno localizado no centro da cidade, na rua Emílio Blum, que por coincidência leva o nome do primeiro presidente da ACIF, com 300m², abrigou a construção de 700m².
Com a nova sede, a Associação passou a melhorar o atendimento, ampliou os serviços prestados aos associados, com a criação de novos benefícios, visando atender as 600 empresas que na época integravam o quadro de associados da ACIF.
Inauguração
No dia 13 de maio de 1997, no encerramento das comemorações dos 82 anos da Acif e o último ato do presidente Armando Gonzaga, aconteceu a inauguração, da nova sede da Emílio Blum.
Numa noite memorável, com a presença de autoridades, conselheiros, diretores, associações e familiares dos fundadores da ACIF.
O evento foi abrilhantado pela Banda de Música da Polícia Militar, Patrimônio Cultural de Santa Catarina, considerada o Piano Catarinense.