O Laboratório de Tecnologias de Gestão da UDESC/ESAG está lançando um convite aos cidadãos de Florianópolis para que conheçam o ParticiPACT Brasil, um aplicativo que registra problemas urbanos e pode ser baixado gratuitamente no celular.
O ParticipACT Brasil foi desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com outras duas instituições – Universidade de Bologna (UNIBO), que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto também conta com apoio de entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e AssociaçãoFloripAmanhã.
O propósito do projeto é incentivar a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entre as metas está a implantação de um big data com dados de organizações públicas e privadas, além dos dados coletados de forma participativa e colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).
Depois de instalar o APP, o usuário pode registrar os problemas de Florianópolis, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa do próprio aplicativo e no portal http://www.participact.com.br/.
No Facebook: @ParticipActBrasil
No Instagram: @participactbrasil
Google Play: https://goo.gl/gwLaTy
App Store: https://goo.gl/Bcpnat