Na noite de ontem, 20/8, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) deu continuidade à sua agenda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024, recebendo mais quatro candidatos a vereador (a). As reuniões, abertas aos associados e ao público, tem como objetivo fomentar um diálogo construtivo sobre os desafios e demandas da cidade, oportunizando aos empresários uma avaliação clara das propostas que estejam mais alinhadas à entidade e aos pleitos empresariais. Ontem, tiveram espaço para apresentação os candidatos Rafael Ary (NOVO), Leandro Lima (REPUBLICANOS), Andrea Vergani (PSD) e Pedro Neves (PL).
Rafael Ary (NOVO) , psicólogo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), centrou sua fala na necessidade de uma reformulação dos serviços públicos, questionando a qualidade da educação em Florianópolis. Segundo ele, o custo mensal por aluno na rede pública é alarmante e não corresponde à qualidade entregue. Ary defendeu a desburocratização e destacou a importância de coragem política para enfrentar esses desafios, sem ceder a tabus ou pressão ideológica.
Leandro Lima (REPUBLICANOS), policial penal aposentado, que já ocupou cargos de liderança na Segurança Pública no Estado, trouxe para a mesa sua experiência em gestão e reabilitação social. Ele destacou a importância de oportunidades econômicas para a reintegração de ex-detentos, mencionando o aumento significativo de empresas parceiras no sistema prisional durante sua gestão. Lima enfatizou que esse é o caminho para uma verdadeira reintegração social.
Andrea Vergani (PSD) , advogada e fundadora do movimento “Mulheres que Fazem Floripa”, focou no empreendedorismo feminino e na necessidade de políticas públicas externas para as mulheres. Vergani ressaltou a desigualdade no acesso ao crédito para empreendedoras e defendeu a ampliação de organismos de políticas públicas para mulheres em todos os municípios. Ela também apresentou sua trajetória no serviço público, destacando o trabalho na assessoria de políticas públicas para mulheres em Florianópolis.
Pedro Neves (PL), trouxe a preocupação de uma carga tributária crescente, além da insegurança jurídica para novos investimentos na Capital, por exemplo. Neves criticou a burocracia envolvida em obras públicas e defendeu uma postura firme e transparente, caso ocupe uma cadeira na Câmara Municipal, comprometendo-se a tomar decisões alinhadas com os valores de liberdade e responsabilidade.
Cronograma
A agenda eleitoral da ACIF continuará nas próximas semanas, recebendo durante as tradicionais reuniões de Diretoria Executiva (Direx) de terças-feiras, às 19h, candidatos a vereadores (as) e prefeito. Até o dia 1º de outubro, novos candidatos serão recebidos na entidade.
A agenda completa na ACIF nas Eleições 2024, assim como a Carta de Compromisso firmada com cada candidato que visita a associação, podem ser conferidas aqui. Além de receber os candidatos , a ACIF acompanhará de perto a atuação dos eleitos, como vem fazendo ao longo dos últimos anos, garantindo que os compromissos assumidos no período eleitoral sejam cumpridos durante os mandatos.
Página ACIF Eleições 2024
https://materiais.acif.org.br/