Como forma de reconhecimento ao trabalho de pessoas que se dedicam ao crescimento da região e incentivam o desenvolvimento econômico e social em Florianópolis, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) que comemora seus 108 anos de fundação, no dia 15 de maio, entregará três medalhas distintas, com uma cerimônia realizada no Teatro Ademir Rosa – CIC.
Medalha Emílio Blum
Uma das honrarias será a Medalha Coronel Emílio Blum, em homenagem a um importante personagem da história catarinense. Blum participou da criação da ACIF, tendo sido o seu primeiro presidente. Durante sua gestão, nos anos de 1915 e 1916 (durante a Primeira Guerra – 1914/1918), participou dos esforços para a instalação da primeira agência do Banco do Brasil no estado, em 1916, na Rua Trajano, em Florianópolis, além de ações em prol das vítimas da Guerra do Contestado com arrecadação de donativos.
Os dois agraciados com a Medalha Emílio Blum serão: Associação Catarinense de Medicina (ACM), entidade que defende o desenvolvimento da saúde em Santa Catarina, promovendo debates para integração com os setores empresariais e estimulando o empreendedorismo em saúde e a incorporação tecnológica, alinhada com a vocação de Florianópolis. São mais de 80 anos à frente dos diversos pleitos dos profissionais da medicina e da saúde da sociedade, fazendo parte do sistema federativo da Associação Médica Brasileira.
A atuação da Associação Catarinense de Medicina sempre teve uma atuação muito marcante em sua trajetória de 85 anos, de forma ainda mais relevante durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, especialmente pela parceria com a ACIF na ação Aliança pela Vida, que atendeu cerca de 7 mil pessoas no momento de maior gravidade da crise do coronavírus.
E Luiz Antônio Falcão de Moura , um grande batalhador da sustentabilidade na ilha, também receberá a honraria. Advogado e Economista, MBA pela FGV em Gestão Empresarial, atuou por 30 anos na Eletrosul na área de desenvolvimento sustentável, como coordenador e capacitador do Programa Casa Aberta Itinerante e do Programa Procel nas Escolas .É também um pesquisador das tradições, produtor, ator, compositor e cantor, que sempre valorizou em suas produções locais os artistas da terra. Na poesia de suas canções exalta a Ilha que já adotou como berço.
A sua imagem de compositor se confunde com a história musical de Florianópolis e do carnaval onde conquistou nos seus sambas enredos a vitória na avenida para o Consulado do Samba(1982) e por 2 vezes para a Escola de Samba Protegidos da Princesa,(1983 e 1985 ) onde é o autor em parceria do hino desta Escola de Samba.
Na ACIF, sua dedicação ao associativismo e o seu amor ao Programa ReÓleo ultrapassou fronteiras.que por 10 anos exerceu o cargo de Diretor de Sustentabilidade da ACIF e criou a palestra Reciclar é Educar para o Programa ReÓleo, onde ampliou a visibilidade do Programa pela cidade. Por meio do ReÓleo ganhou vários prêmios, inclusive dois Guinness Book em 2012 e 2015, para a cidade.
Medalha Carl Hoepcke
Outra medalha a ser entregue será a Carl Franz Albert Hoepcke, em homenagem a um dos empresários mais importantes da história de Santa Catarina. Hoepcke foi um pioneiro no desenvolvimento econômico da região, se tornando um dos empresários mais influentes de seu tempo, com uma visão empreendedora, fora do comum que pensava além da sua época.
As duas empresas agraciadas com a medalha Carl Franz Albert Hoepcke serão: Kotzias Tecidos , presente em Florianópolis há mais de 100 anos. A história da empresa começou a ser contada por volta de 1908, quando Anastácio Kotzias, em conjunto com mais uma horda de imigrantes, deixou a cidade natal de Kastekirizon na Grécia, trazendo em sua bagagem várias peças de tecidos finos europeus e orientais.
Inaugurou em 1910 a primeira empresa na rua Conselheiro Mafra. Anos depois foi transferida para a rua Felipe Schmidt, em prédio construído pela família e onde está até hoje.
A empresa vem sendo administrada de pai para filho, atravessando gerações sempre com foco na comercialização de tecidos de altíssima qualidade. Uma nova loja foi inaugurada no Beiramar Shopping. Ao completar os 100 anos, a trajetória de Kotzias Tecidos se confunde com a história social e da moda da capital catarinense .
E o Restaurante Macarronada Italiana, que com mais de 40 anos no mercado de Florianópolis, se tornou referência em qualidade de produtos e atendimento, e faz parte da vida de todo cidadão de Florianópolis, também receberá a honraria.
Em 1979, o italiano Ezio Giannino Librizzi chegou a Florianópolis, uma região influenciada pela cultura e costumes açorianos. Seguindo os passos dos tios, já instalados em Balneário Camboriú, Librizzi inaugurou a primeira Macarronada Italiana em Florianópolis, no antigo campo do Avaí, onde hoje é o Beira Mar Shopping. Em 1983, a casa mudou-se para uma construção mais ampla com entrada para a Avenida Beira Mar Norte e a Rua Bocaiúva.
Hoje, 41 anos depois, a Macarronada Italiana é referência de boa comida na cidade, tanto para turistas como para os moradores da Capital que há quatro décadas testemunham a qualidade e a personalidade da comida de Ezio Giannino Librizzi.
Medalha Ordem do Mérito Empresarial
A ACIF também entregará a Medalha Ordem do Mérito Empresarial, que reconhece o trabalho de empresários que se destacam no desenvolvimento da economia local e na criação de empregos. Doreni Isaías Caramori Júnior, liderança empresarial nacional de grande relevância. Associativista raiz, foi Presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários, a CONAJE.
Atualmente Doreni é Presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos(ABRAPE), papel que vem desempenhando como uma das principais lideranças para superação dos desafios econômicos gerados pela pandemia às empresas, com destaque ao setor de turismo e eventos, o mais abalado entre 2020 e 2022 . Foi responsável nesse período pela edição da lei do PERSE, a qual permitiu a empresas de todo país sobrevivência em meio a sua maior crise e um estímulo à recuperação econômica partindo da isenção de tributos durante um período. Em 2022 foi escolhido pelo trade turístico nacional como Personalidade do Ano de Eventos. É hoje uma das mais importantes e influentes lideranças de Brasília.
Doreni também é ex-presidente da ACIF, por dois mandatos, de 2009 a 2013, sendo responsável por uma transformação fundamental nas práticas da organização que a levaram para um novo patamar de excelência e crescimento.
“Entendemos que reconhecer empresas, líderes e personalidades que impactam positivamente nossa comunidade, que contribuem para o propósito de pulsar e prosperar Floripa, SC e Brasil é uma maneira de inspirar a todos pelos seus exemplos. As medalhas que a ACIF concede anualmente colocam histórias em evidência, de pessoas e negócios que precisam ser enaltecidos para que mais pessoas busquem se pautar pelos mesmos valores. A nossa causa é uma causa de todos”, ressalta o presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni.