Inovação – Jornada Selvagem é um material imprescindível para conhecer – e, sobretudo, entender – a Ilha do Silício muito além dos clichês. O jornalista Iuri Grechi venceu o desafio de produzir um documentário de quase 20’ sem perder o ritmo. Uma narrativa instigante e depoimentos contundentes mostram que vencer no universo da inovação está distante do binômio “um notebook na mão e uma ideia na cabeça”. O que justificou a conquista do 9º Prêmio ACIF de Jornalismo, na categoria Webjornalismo.
Como foi o ponto de partida para essa pauta?
Ao produzir o material sobre inovação, saí com uma pauta e voltei com outra. Pois, em contradição com a narrativa tão disseminada de Florianópolis como uma ilha de inovação, riqueza, crédito fácil e oportunidades, encontrei empreendedores da inovação resistindo até o sangue para dar materialidade a uma ideia. Homens e mulheres que, mesmo com temor e tremores, seguem adiante em busca de algo que consideram maiores que eles mesmos.
Atingiu seu objetivo?
Creio que é papel do jornalismo contar estas histórias dentro de um contexto social e alertar os inovadores sobre os perigos que os aguardam antes do almejado sucesso. Não por acaso, a reportagem começa com um depoimento de alguém dizendo que propósito é algo que consome tudo o que você tem- sem garantia alguma de retorno.
Assista o documentário vencedor em https://bit.ly/2KsXwbB