Com o número de casos do Coronavírus aumentando, muitas empresas começaram a pensar em alternativas para que suas atividades possam continuar, de maneira segura. Como muitas pessoas já estão em quarentena, e trabalhando home office, ainda há o questionamento de como resolver problemas e tomar decisões sem uma reunião presencial.
A solução para isso são as videoconferências. Aqui na ACIF já adotamos esse método para continuarmos nos comunicamos com diretores, sem colocar sua saúde em risco. E, existem vários os meios para realizá-las, como Zoom, Skype, Hangout/Meet.
Para que você conheça um pouco de todos, e saiba qual poderá adotar para seu negócio, vamos explicar como funciona, suas vantagens e desvantagens. Confira.
Zoom
Essa plataforma para videochamadas suporta reuniões com até 500 participantes, e você ainda pode fazer webinar com 10 mil espectadores. É possível acessar o Zoom de qualquer dispositivo, seja desktop, notebook, celular ou tablet.
O administrador da chamada, pode criar salas e enviar o convite via e-mail ou link, para qualquer pessoa, mesmo que não tenha conta no serviço. É possível fazer o compartilhamento de tela, transferência de arquivos, controle de microfones, e até quadro de anotações. Além disso, as chamadas podem ser gravadas em vídeo ou apenas áudio.
Possui um plano pago e outro gratuito. Porém, esse último apresenta menos recursos que o primeiro. Por exemplo, é possível fazer um relatório dos participantes, incluindo monitoramento de atividades.
A mensalidade é de US$ 14,99, com o número máximo de participantes de 100, e limite de 24 horas de duração por sessão. O usuário ainda terá acesso às ferramentas de administrador, atendimento de suporte, integração com o Skype for Business, e armazenamento em nuvem.
Skype
Esse é o mais conhecido pelo mundo empresarial. Você pode acessá-lo de qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet), tendo ou não o aplicativo. É possível enviar arquivos, compartilhar a tela, gravar as chamadas, além de ter uma tradução e legenda simultânea durante a ligação ou chat.
O Skype tem criptografia, protegendo suas mensagens. Na versão gratuita, é possível conversar com até 25 pessoas. E na versão Business, esse número salta para 250 numa chamada. Mas para gravar e transmitir, pode ter até 10 mil pessoas.
Hangout
Essa plataforma é do Google. Por isso, se você já tem uma conta do G Suite, possivelmente achará o Hangout no canto inferior esquerdo do seu Gmail. Por conta disso, é possível fazer a integração com todas as ferramentas, como Agenda, receber e-mail de lembretes, e compartilhar arquivos do Drive durante a chamada. Além disso, é possível transformar a videochamada em transmissão ao vivo pelo YouTube.
É compatível com todos os dispositivos. Permite 25 pessoas numa chamada, e no plano Business até 250, e seus convidados não precisam de uma conta para acessar a sala. Uma das principais vantagens é a alta velocidade de transmissão do vídeos pela internet.
As três plataformas são muito boas e reconhecidas para as videoconferências ou reuniões. Dessa maneira, você não pára completamente as operações da sua empresa, e ainda mantém todos os envolvidos seguros, no home office.