Compartilhe este post
Notícias
100 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou oficialmente na segunda-feira, 26, as comemorações de 100 anos de história.
A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) , em Florianópolis, e o Comando Geral reuniu autoridades, ex-comandantes e entidades civis para lançar os marcos que guiarão a corporação até o dia 26 de setembro, data oficial do centenário. O evento foi marcado pelo lançamento do Livro Comemorativo dos 100 Anos e o Calendário 2026, peças centrais na preservação da memória da instituição.
Durante o ato foram apresentados a nova identidade visual do centenário, incluindo logotipo, selo, e slogan, e o portal exclusivo no site oficial http://cbm.sc.gov.br, que servirá como um acervo digital para a população. Também foram entregues moedas comemorativas e homenagens institucionais.
Livro : Resgate histórico dos 100 anos
O ato importante da solenidade foi o lançamento oficial da obra “Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina: 100 anos Dedicados a Proteger Vidas, Riquezas e Meio Ambiente”, que registra a trajetória da Corporação ao longo de quase um século de existência. A públicação reúne 368 páginas e 543 fotografias, apresentando cerca de 280 marcos relevantes, além de registros de grandes ocorrências, desastres, evolução operacional e momentos que ajudam a compreender o papel do CBNSC no desenvolvimento de Santa Catarina. O trabalho é fruto de uma extensa pesquisa realizada ao longo de 2025, coordenada pelo jornalista e escritor Mário Xavier com a direção de arte do designer Alexandre de Oliveira, ambos homenageados durante o evento . A consultoria histórica foi feita pelo Coronel RR Antônio Lazzaris .
Nas páginas da linha do tempo o ano de 1926, quando ocorreu a instalação do Corpo de Bombeiros, destaca que em 18 de maio a imprensa de Florianópolis, por meio do Jornal O Estado, divulga uma campanha promovida por empresários da Associação Empresarial de Florianópolis – ACIF para a criação do Corpo de Bombeiros, publicando uma série de artigos e reportagens. Em 03 de agosto, a ACIF cria uma comissão com a finalidade de angariar verbas e criar a Seção do Corpo de Bombeiros. Entre 12 e 18 de agosto, aconteceu a campanha de arrecadação de donativos que permitiu custear a implantação na capital catarinense.
Com objetivo de democratizar o acesso à história da corporação, o livro foi disponibilzado em duas frentes: física, sendo distribuídos para todas as bibliotecas públicas de Santa Catarina (municipais e universitárias) e disponibilizados para consulta nas recepções de todos os quartéis do estado e digital, com a obra completa para download gratuito ou leitura online no site oficial do CBMSC.
Mais Posts
Categorias





