O programa que hoje já soma mais de 20 anos pelo meio ambiente nasceu de uma preocupação antiga de moradores da Lagoa da Conceição.
No mês do meio ambiente, a ACIF na História relembra o surgimento do Programa ReÓleo, que já conta com 23 anos de atuação na coleta e destinação ecologicamente correta do óleo de cozinha saturado e ações de conscientização ambiental.
Nos anos 80 e 90 Florianópolis tornou-se atrativo turístico por suas belezas naturais, tanto para visitantes quanto para moradores, que aqui encontraram uma melhor qualidade de vida. Tal fato contribuiu para o crescimento populacional, que levou a um crescimento comercial e consequentemente, um crescimento da produção de lixo.
Os estabelecimentos como bares e restaurantes, que além da produção de lixo orgânico e seletivo geram óleo saturado, que por sua vez era indevidamente despejado no solo, na água ou nas tubulações da Casan.
Estas tubulações e engrenagens, saturadas pelo acúmulo de gordura emperravam, dificultando a operação da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa e degradando o meio ambiente.
Pensando na preservação, a ACIF Lagoa implantou o Projeto de Reciclagem do Óleo de Cozinha, destinando o óleo saturado a um fim ecologicamente correto. Mantendo o meio ambiente limpo e atraindo cada vez mais turistas.
Em junho de 1998, foi constatado por uma empresária da região e posteriormente confirmado por técnicos da Casan, que o esgoto cloacal aflorado na Avenida das Rendeiras era proveniente do entupimento causado pelos restaurantes da orla da Lagoa.
Os mesmos, por desconhecimento ou desrespeito a natureza, desprezavam o óleo saturado “in natura” no meio ambiente. Esta ação agressiva atingia o lençol freático, uma vez que o óleo era despejado no solo ou na água indiretamente quando despejado nas pias e vasos sanitários.
O óleo saturado acumula-se no sistema de esgoto provocando inúmeros entupimentos. Dificultando assim o trabalho das máquinas na central de tratamento, ocasionando o estouro dos respectivos reservatórios em vários pontos.
Justiça Pace, então presidente da Câmara da Mulher Empresária da ACIF Lagoa, em 1998, implantou o Projeto de Reciclagem de Óleo de Cozinha Usado. Na oportunidade, foi feito um trabalho de conscientização junto aos veículos de imprensa.
Em uma segunda etapa do projeto, o programa foi estendido às Regionais da ACIF de Canasvieiras, Ingleses, Trindade e do Centro e em julho de 2002 foi implantado o projeto de educação ambiental na região da Lagoa da Conceição.