Conheça Jorge Barbato, um dos “manés” mais tradicionais de Florianópolis
No último sábado (05/06) comemoramos o Dia do Manezinho. Criado pela Câmara Municipal de Florianópolis, através da Lei 7040/2006 com posterior alteração pela Lei n. 8608/2011, o Dia do Manezinho da Ilha foi instituído para homenagear os cidadãos nascidos e/ou criados no Município de Florianópolis. Com reconhecimento próprio, o Dia do Manezinho da Ilha é celebrado no primeiro sábado de junho.
Em 1987, o saudoso jornalista Aldírio Simões, o Mané Mor, criou o troféu Manezinho da Ilha, com o objetivo de agraciar pessoas e instituições, com a comenda.
Seja pela própria condição de nativo, de sentimentos arraigados aos costumes e as tradições dos seus antepassados, seja por relevantes serviços prestados à Capital, pelo carinho e o amor que se dedicam, ou ainda por se destacarem sobremaneira no seio da sociedade Florianópolis.
ACIF e o troféu Manezinho da Ilha
Na 15ª edição, em 2002, do troféu “O Manezinho da Ilha”, foram homenageadas 11 personalidades de Florianópolis. Entre os ilustres “manés” agraciados com o troféu, estava o empresário e Conselheiro Mor da ACIF, Jorge Barbato, o mais antigo associado da Associação Empresarial de Florianópolis, na época, em atividade que conservava a carteira de associado da entidade datada de 1º de outubro de 1943.
Além da ACIF, Jorge Barbato atuava no associativismo social como membro do Conselho Pleno da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Hospital de Caridade e como participante da diretoria do Asilo Irmão Joaquim e Maternidade Carlos Corrêa.
Como empreendedor, seu Barbato criou uma história de sucesso à frente de uma das mais tradicionais casas comerciais de Florianópolis: a Galeria das Sedas. As atividades sociais foram marcadas com participação no Lira Tênis Clube, Comodoro e benemérito dos Veleiros da Ilha de Santa Catarina e conselheiro do Avaí FC e membro e um dos fundadores do Senadinho do Ponto Chic.
Programa Bar Fala Mané
Em 2001, o jornalista Aldírio Simões criou um programa semanal de televisão denominado Bar Fala Mané. O Bar Fala Mané realizou um programa especial gravado no Veleiros da Ilha, em maio, em homenagem aos 86 anos da ACIF.
Num clima de confraternização e muita música, o programa contou com a participação de diretores, conselheiros, associados, uniformizados com camisetas com a marca estampada “ACIF a Favor dos Manés”.