Dilvo Tirloni, Colombo Salles e Fernando Demetri
O ex-governador Colombo Machado Salles comemora nesta sexta-feira (20), em Florianópolis, 96 anos de idade.
Em 28 de novembro de 2008, em evento realizado pela ACIF, no Lira Tênis Clube, Salles recebeu a a Comenda do Mérito Empresarial, maior honraria da Associação.
Em 16 de julho de 1981, Colombo Salles também recebeu a homenagem de sócio honorário da ACIF, no evento da entidade em comemoração ao Dia do Comerciante, no Clube 12 de Agosto, juntamente com os governadores Jorge Bornhausen, Antônio Carlos Konder Reis, Ivo Silveira, Celso Ramos e Aderbal Ramos da Silva.
Muito emocionado durante a cerimônia, dedicou a homenagem à esposa Dayse Werner Salles, com quem na ocasião estava completando 60 anos de casado. Na oportunidade, foram homenageados com a medalha Emílio Blum o iatista e campeão Bruno Fontes e o cirurgião cardiovascular Frederico Di Giovanni, pela realização do primeiro transplante do coração em Florianópolis, no Imperial Hospital de Caridade. Com a medalha Carl Hoepcke, foram agraciados os empresários Mário Petrelli, fundador do Grupo ND e Rosângela Sachetti, do Hipo Supermercados.
Sobre Colombo Salles
Colombo Machado Salles nasceu na cidade de Laguna/SC em 20 de maio de 1926. Filho do engenheiro Calistrato Muller Salles e Berta Machado Salles. Casou com Dayse Werner Salles, com quem teve Maria José, Bertholdo e Marcelo.
Graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná, em 1949. Na década de 60, exerceu o cargo de Secretário do Governo do Distrito Federal.
Assumiu o governo de Santa Catarina em 15 de março de 1971 e deixou o cargo em 15 de março de 1975. A plataforma de seu governo foi baseada no Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que teve como objetivo principal a integração das regiões do
Estado. Os investimentos em infraestrutura resultaram na implantação de 500 quilômetros de estradas, no aumento global de energia elétrica e na modernização da rede de comunicações e implantação de 85.000 linhas telefônicas do Estado.
Entre as obras realizadas, destaca-se a construção da segunda ponte ligando a Ilha de Santa Catarina e ao Continente, que recebeu seu nome na inauguração.