O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comemorou no último domingo de setembro (26/09) 95 anos de sua criação. A história da instituição tem sua origem na antiga Força Pública, no final da na década de 1910.
Em Florianópolis, no decurso dos anos de 1915 a 1919 os prédios existenciais de grandes firmas comerciais foram destruídos pelo fogo. No dia 26 de setembro de 1926 foi inaugurada a primeira Seção de Bombeiros de Florianópolis, da Força Pública, pelo Governador, Adolfo Konder e com a presença do Coronel Lópes Vieira Comandante da Força Pública.
O Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina é uma Corporação cuja missão primordial consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado e está presente em 138 municípios de Santa Catarina, sendo atualmente comandado pelo Coronel BM Charles Alexandre Vieira.
ACIF na história do Corpo de Bombeiros de SC
Antes da inauguração do Corpo do Bombeiros em 1926 um grupo de comerciantes da Associação Comercial de Florianópolis, liderados por Max Hoepcke, Eduardo Horn, José Daux, Paschoal Simone e Lauro Linhares levantaram recursos para a instalação da Seção dos Bombeiros.
O primeiro Carro Escada do Bombeiro adquirido pelo Governador Jorge Lacerda em 1957 atendeu a uma solicitação da ACIF devido a construção de vários edifícios no centro da cidade a partir de 1955.
A criação do Batalhão dos Bombeiros da Trindade em 1993 contou com o apoio da ACIF, presidida na ocasião pelo empresário Fernando Demétri, que coordenou a comissão responsável na elaboração do projeto pró-construção de instalação da unidade.
Com apoio da ACIF, em 13/06/2003 por meio da aprovação da Emenda Constitucional 033/2003, conforme o livro “Emancipação-Imperativo Técnico”,de autoria do Comandante de Honra da Corporação, Coronel Milton Lazzaris, o Corpo de Bombeiros Militar deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir dessa data a instituição adquiriu o status de corporação autônoma, buscando melhores condições para aplicação de uma política específica de expansão pelo território catarinense.
Homenagens e agradecimentos
O Jornal O Estado, em sua edição de 13 de julho de 1952, estampava em suas páginas o seguinte título: “No Corpo de Bombeiros Elogios da ACIF”
Ao Comandante do Corpo de Bombeiros desta capital dirigiu o senhor Charles Edgard Moritz, presidente da Associação Comercial de Florianópolis, um ofício encaminhado ao Tenente Oscar da Silva, Comandante do Corpo de Bombeiros.
Reunida em sessão ordinária, a diretoria da Associação Comercial de Florianópolis, por proposta unanimemente aprovada pelos seus diretores, decidiu enviar a esta corporação os mais profundos agradecimentos, de par com as mais vivas expressões de elogio ante a dedicação, perícia, bravura e inteligência demonstradas pelos soldados do fogo, no combate às chamas do recente sinistro da casa comercial de nosso associados Meyer Cia, desta praça. Tanto mais admirável a ação dessa entidade de segurança quando lhe faltam equipamentos mais numerosos e instalações suficientes de hidrantes para maior eficiência e mais rápido atendimento das ocorrências.
A empresa Meyer e Cia marcou época na história do comércio de Florianópolis. As lojas de ferragens ofereciam todos os tipos de produtos, com atendimento personalizado por vendedores direto no balcão. Como existiam concorrentes com maior amplitude, o seu comercial nas emissoras de rádio da capital se tornou conhecido e fez parte da história do rádio. “Se no Meyer não encontrar, não adianta procurar”. Em contraponto às grandes lojas do grupo Hoepcke cuja publicidade nas emissoras eram o “Hoepcke tem de tudo”.
ACIF – Pulsar e Prosperar
Corpo de Bombeiros de Santa Catarina – Vidas Alheias e riquezas a Salvar