Em 6 de janeiro de 1991, a Varig inaugurou em o primeiro voo internacional regular para Santa Catarina, que passou a operar na linha Florianópolis-Buenos Aires, com frequência aos domingos.
Argentinos e catarinenses puderam optar pela via aérea para se deslocar entre as duas capitais em pouco mais de duas horas. Com a operacionalização desta linha, a Varig criou, ao mesmo tempo, um voo direto para a cidade do Rio de Janeiro.
A Comissão de Turismo da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), integrada pelas entidades do trade turístico que liderou a luta pela internacionalização e ampliação do Aeroporto Hercílio Luz e a operação das linhas internacionais realizou uma grande recepção para os 131 passageiros – a maioria de turistas argentinos – do primeiro voo regular.
O Boeing 737.300 da Varig decolou de Buenos Aires às 12h30, com chegada prevista em Florianópolis às 14h45. Para surpresa dos organizadores da recepção e das autoridades, o avião pousou no Aeroporto Hercílio Luz antes do horário previsto.
Dos 131 passageiros do primeiro voo regular internacional que passou a ser operado pelo Aeroporto, 70 desembarcaram em Florianópolis e eram turistas argentinos.
A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Protur, Secretaria Municipal de Turismo, Santur, Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC, ABAV/SC, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, ABIH/SC, Abrajet, Sindicato dos Guias de Turismo recepcionaram em grande estilo os passageiros, que foram recebidos na pista do Aeroporto por diversas autoridades lideradas pelo então prefeito de Florianópolis Bulcão Vianna e pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado de SC.
Após os despachos alfandegários os visitantes foram convidados a ver o vídeo “Cidade de Florianópolis” produzido pela Protur. Também participaram de um coquetel no restaurante do aeroporto. No mesmo local os visitantes foram homenageados com a apresentação do Coral Infantil do Clube 6 de Janeiro, com a música “Florianópolis Vale a Pena “, com logomarca criada pela Protur, de autoria do publicitário George Peixoto, da Propague.
A criação do voo ligando Florianópolis a Buenos Aires estava sendo reivindicada há pelo menos seis anos, em trabalho conduzido pela ACIF.
Para marcar o acontecimento também foi entregue uma placa, através do Conselheiro Mor da ACIF – Jorge Humberto Barbato – para a Infraero que passou a fazer parte do gabinete da superintendência.
A criação do voo ligando Florianópolis a Buenos Aires estava sendo reivindicada há 6 anos em trabalho conduzido pela Comissão de Turismo da ACIF.
Em 10 de março de 1989, a ACIF, por iniciativa do seu presidente, Alaor Tissot, promoveu um almoço no Hotel Diplomata, em que reuniu entidades do turismo e dirigentes das companhias de aviação para dar prosseguimento ao trabalho da Comissão de Turismo da ACIF no sentido de que fosse estabelecido um voo internacional no Aeroporto Hercílio Luz, ligando Florianópolis a Buenos Aires.
A Associação Empresarial de Florianópolis sempre se colocou na vanguarda dessa postulação e internacionalização do Hercílio Luz. Além dos integrantes da Comissão de Turismo, estiveram presentes no encontro o presidente da Santur, Osmar Nunes Filho, o diretor da Aerolineas Argentinas, Arturo Gonzales, o presidente da ABAV/SC, Acelino Lopes, Alfonso Schneider, gerente-geral da Varig e o gerente de vendas da Vasp, Washington Trilha.