COPA 2014 – A Regional Continental da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) promove, amanhã, almoço de negócios que terá como palestrante o presidente do Figueirense, Norton Flores Boppré, com o tema "O Desenvolvimento com data marcada – 2014, a Copa do Mundo em Florianópolis". O evento ocorre no Guaciara Restaurante, às 12h. Informações e convites pelo telefone (48) 3244-5578.
(Coluna Roberto Alves/Diário Catarinense)
Reforma em debate
Empresários de São José ligados às entidades Aemflo e CDL apresentaram suas propostas para a reforma tributária para parlamentares de SC. Os painelistas convidados foram o senador Neuto De conto, os deputados federais Edinho Bez e Paulo Bornhausen, o deputado estadual Renato Hinnig e o diretor de Assuntos Tributários da Aemflo, Rodrigo Duarte da Silva.
A proposta da entidade prevê a redução da carga tributária.
(Estela Benetti/DC)
Previsão de bom ano para emprego em SC
Indicadores positivos, como de renda e mercado interno, apontam tendência de abertura de vagas em 2008
Santa Catarina vive uma boa fase no que diz respeito à criação de empregos. E no que depender dos indicadores de crescimento, o ritmo continuará acelerado até o final do ano.
Os principais elementos propulsores de crescimento, como a renda, o salário mínimo e a retomada do mercado interno, têm dado mostras de que seguirão em alta este ano, na opinião do supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (Dieese/SC), José Álvaro de Lima Cardoso.
Ele destacou também os investimentos previstos para o Estado, da ordem de R$ 5,3 bilhões para os próximos anos, como um ótimo indicador para a expansão no número de empregos em SC.
– Há 30 anos, não tínhamos um investimento tão bom aqui no Estado, volume financeiro que contempla hidrelétricas, melhoramento nos portos, o término da BR-282, duplicação da BR-101, entre outros projetos.
Cardoso lembrou que, no ano passado, foram criados em todo o país cerca de 400 mil empregos somente na indústria e que este ano o número também deve ser bom.
Setor produtivo continua sendo o carro-chefe
Segundo o Sistema Nacional de Empregos (Sine), nos 12 meses que compreendem abril de 2007 até março deste ano, a indústria foi responsável por 33% das vagas de trabalho criadas em SC. Foram 28,7 mil postos dos 86 mil abertos neste período.
– A indústria continua sendo o carro-chefe dos empregos em Santa Catarina – avaliou o técnico do Sine de SC, Osnildo Vieira Filho.
O otimismo dos órgãos ligados ao emprego vem como uma boa notícia para Valdelúcio Fernandes Marques e Carina Calixto de Moraes.
Os dois estavam entre as cerca de 20 pessoas na fila do Sine, ontem à tarde, em busca de um lugar no mercado de trabalho.
Desempregado há três meses, Valdelúcio, de 18 anos, procura uma vaga de repositor. Experiência, ele confessa que tem pouca, ficou apenas um mês na função. Esse é um dos principais obstáculos na hora de conseguir a contratação.
– A maioria das empresas pede experiência, mas como eu vou ter se eles não me dão oportunidade – reclamou o candidato, que tem apenas o ensino médio e já trabalhou também como estagiário em um banco.
Na mesma situação, encontra-se Carina Calixto de Moraes, de 17 anos. Apesar de pouca idade, se preocupa em estar empregada para ter condições de entrar em uma faculdade. Enquanto o supletivo de ensino médio que cursa não termina, segue em busca de uma vaga.
– Tenho experiência como atendente e na área de pacotes de loja.
(DC/Economia)