Florianópolis – O Secretário Nacional da Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, anunciou na segunda-feira, (11/8), em Florianópolis que o Estado vai receber mais R$ 8 milhões para aplicação em projetos de videomonitoramento móvel e polícia comunitária. Os recursos serão usados para a ampliação da rede de videomonitoramento e a criação de uma central móvel instalada em cada um dos 10 Comandos Regionais da PM.
Balestreri também foi homenageado com a comenda Barriga Verde durante solenidade de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar que aconteceu no Centro de Ensino da Corporação. No início da tarde, o titular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) acompanhou o detalhamento dos projetos em audiência com o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, e o Comando Geral da PM.
Um dos projetos já autorizados cria a Central de Videomonitoramento Móvel. Este tipo de serviço será integrado ao policiamento ostensivo e permitirá maior rapidez na identificação e atendimento das ocorrências. A central é formada por quatro câmeras de alta definição – sendo uma instalada num furgão móvel e que possibilitará o monitoramento das ações e as outras três afixadas em pontos públicos.
Balestri também anunciou recursos da União para ampliar a estrutura de Polícia Comunitária no Estado. Defensor desta prática como ponto de partida para a solução dos problemas de Segurança Pública, o secretário conheceu o funcionamento da Polícia Comunitária em Santa Catarina e ficou impressionado com a fase atual do projeto.
Hoje, a Polícia Comunitária atua com 282 Conselhos Comunitários de Segurança espalhados em 141 cidades de Santa Catarina. “Projetos desta natureza são bem-vindos na Senasp. Queremos trabalhar a Polícia Comunitária como prioridade nacional”, destacou Balestreri
QUEM É RICARDO BRISSOLA BALESTRERI
Ricardo Brisolla Balestreri, gaúcho, 49 anos, licenciado em História, especialista em Psicopedagogia Clínica e em Terapia de Família.
Integra o Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Presidência da República e o Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura no Brasil.
Atuou como especialista contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Grupo de Arquitetura do Sistema Único de Segurança Pública(Susp/Senasp).
Participou, como Consultor Independente, do Núcleo de Acompanhamento da Execução do Programa Nacional de Direitos Humanos, a convite do Ministério da Justiça.
Presidiu a Anistia Internacional-Seção Brasileira.
Nos últimos anos esteve, a convite oficial, visitando e conhecendo experiências educativas e policiais na Noruega, Holanda e Estados Unidos.
No Brasil, prestou consultoria em formação de recursos humanos a governos, prefeituras, ONGs, Fundações e colaborou com a capacitação de professores, policiais federais, civis, militares, corpos de bombeiros e guardas municipais em diversos estados.
Fonte – SSP/SC