Impostos
A ala jovem da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) inaugura no próximo dia 27 mais uma edição do Feirão do Imposto no Centro da Capital, alertando o povo para o abuso de impostos.
No primeiro semestre deste ano, a soma de todos os tributos federais, estaduais e municipais atingiu 37,27% do Produto Interno Bruto.
(DC, Visor, 21/09)
Enxugamento
Durante a sabatina promovida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis o candidato à reeleição Dário Berger classificou a estrutura da prefeitura "antiga, antiquada e desatualizada". Lembrou que ocupa 22 pontos diferentes da cidade, o que segundo sua avaliação dificulta a gestão. Com base nisso prometeu, caso reeleito, uma reforma completa, com redução de secretarias e conseqüentemente dos gastos públicos.
(Notícias do Dia, Paulo Alceu, 20 e 21/09)
Gestão
A Acif, de Florianópolis, promove dois cursos. O primeiro é de gestão de marketing e serviços, que será na matriz da associação nos dias 22 e 23. A oficina de ferramentas de gestão para empresas ocorre de 22 a 26, em Canasvieiras. Telefone (48) 3224-3627.
(AN, Serviço, 20/09)
Economia
Todos os candidatos a prefeito de Florianópolis passaram na Associação Comercial e Industrial (Acif) e pegaram cópia do profundo plano que a entidade elaborou, o PMF 2012 – Refundação orgânica por uma cidade mais feliz.
Agora, a entidade quer que eles se comprometam a executar algumas sugestões importantes, feitas com base no que é realizado nas melhores cidades do mundo. Uma das prioridades é a criação de uma secretaria de Desenvolvimento Econômico, diz o presidente da Acif, Dilvo Tirloni.
(DC, Estela Benetti, 20/09)
Transportes
Durante encontro com Dário Berger (PMDB), promovido pela ACIF, o clima esquentou. Dário questionou a viabilidade econômica do transporte marítimo e por teleférico. A réplica coube ao engenheiro Severino Soares Silva, da Esse Engenharia, empresa que assina a proposta do Sistema de Teleférico (Sisteli).
(DC, Palanque Eletrônico, 20/09)
Dia para ver se o carro está apto a rodar
Inspeção veicular gratuita acontece hoje em 25 municípios de SC
Motoristas de 25 municípios do Estado poderão hoje, das 9h às 17h, conferir se os carros que dirigem estão em ordem para rodar. Uma inspeção veicular gratuita reunirá 1,4 mil profissionais de mecânicas catarinenses para analisar mais de 60 itens dos veículos.
Em apenas 20 minutos de inspeção, os motoristas receberão uma ficha diagnosticando os eventuais problemas dos carros.
A inspeção, promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), acontece desde 1998, e estima-se que desde então já foram examinados 40 mil carros.
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em cinco anos a frota estadual passou de 1.869.726 veículos para 2.863.025.
Segundo a secretária do Núcleo Estadual de Automecânicas, Rúbia Letícia de Souza, o número crescente de carros demonstra que há uma necessidade de verificação da frota e de explicar aos proprietários a importância das inspeções.
O empresário do setor automecânico em Balneário Camboriú Roberto Turatti ressalta que o objetivo principal da inspeção é conscientizar o motorista de que a parada preventiva é muito mais econômica e segura ao condutor.
Segundo ele, a estimativa é de que a parada corretiva seja 60% mais cara do que a manutenção antes do problema.
Freios e suspensão são itens importantes
Santa Catarina tem dados positivos neste sentido, de acordo com Turatti. Em geral, 70% dos motoristas já fazem a manutenção antes que acidentes ou problemas mais graves aconteçam.
A orientação é de que se siga o que diz o fabricante, mas, em média, cada manutenção deve ser feia a cada 10 mil quilômetros. A variação acontece quanto mais tempo de uso tiver o carro.
Os itens mais importantes em relação à segurança são a suspensão, os freios e a direção. Entretanto, Turatti aponta a análise de gases como um ponto delicado pelo cuidado com o meio ambiente.
Quanto mais combustível o carro utiliza, mais poluição ele gera. Detectando o problema, é possível consertá-lo, contribuindo com menos emissão de gases e com gastos menores com combustível.
Fique por dentro
Cidades e locais da inspeção (das 9h às 17h)
> Balneário Camboriú – Rua 902, nº. 530, Centro
> Caçador – Avenida Barão do Rio Branco (Praça Nossa Senhora Aparecida)
> Campos Novos – Praça Arlindo Bess
> Canoinhas – Rua Vidal Ramos, em frente à Praça Lauro Muller
> Capinzal – Rodovia SC-458 (Nossa Senhora da Saúde)
> Ouro – Centro de Eventos de Caravággio
> Chapecó – Rua Marechal Floriano Peixoto (em frente à Catedral)
> Curitibanos – Rua Coronel Vidal Ramos (pátio do Terminal Urbano)
> Criciúma – Avenida Centenário, 6.050, no Bairro Próspera
> Itaiópolis – Rua Das Flores, 338, no Centro
> Itajaí – Avenida Victor Konder (em frente à Praça da Pipa)
> Jaraguá do Sul – Rua Octaviano Lombardi, 100 (pátio da ACIJS)
> Joaçaba – Avenida XV de Novembro (próximo ao Hemosc)
> Lages – Praça Erasmo Furtado
> Mafra – Rua Mathias Piechnick, no Centro
> Maravilha – Avenida Euclides da Cunha (em frente à prefeitura)
> Palhoça – Praça Central de Palhoça
> Rio do Sul – Calçadão Osny José Gonçalves, no Centro
> Rio Negrinho – Pavilhão dos Imigrantes, no Centro
> São Miguel do Oeste – Rua Duque de Caxias (em frente à Igreja Matriz)
> Saudades – Rua Duque de Caxias (ao lado da Praça Central)
> Timbó – Rua Gustavo Piske (no complexo esportivo)
> Tubarão – Km 335 da BR-101 (Ciauto Inspeção Veicular)
> Videira – Largo da prefeitura
> Xanxerê – Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi
(DC, Geral, 20/09)