Depois de reunir mais de mil empresários durante três dias, o Congresso Empresarial Catarinense despediu-se da sua edição 2008 com perspectivas para sua realização no próximo ano, no mês de novembro. Convênios, negócios, apresentações de cases e troca de experiências marcaram o maior evento do gênero já realizado em Santa Catarina. O Congresso Empresarial Catarinense foi fruto de uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e teve apoio técnico do Sebrae/SC, apoio do Grupo RBS, patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina através do Funturismo, BRDE, Banco do Brasil e Tractebel Energia. “O apoio a esse evento é uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico dos municí¬pios por meio da capacitação da classe produtiva, em especial dos empresários ligados às associações comerciais”, afirmou o governador Luiz Henrique da Silveira.
O Congresso Empresarial Catarinense encerrou na capital com saldo positivo para o público, expositores e palestrantes. Durante três dias estiveram reunidos no CentroSul, em Florianópolis mais de mil empresários que se dividiram nas atividades do 12° Encontro Estadual do Empreender, 14° Encontro Estadual da Mulher Empresária, 8° ECAJE – Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor, 1° Feira de Soluções Empresarias e 2° Workshop para Executivos de Associações Comerciais e Industriais. "Iniciativas como esta fazem com que a classe empresarial se una ainda mais em prol de objetivos comuns", afirmou Alencar Burti, presidente da CACB – Confederação das Associações Empresariais do Brasil, durante o evento.
Estes eventos aconteceram paralelamente e tornaram o CentroSul o local onde por três dias boa parte do PIB empresarial do estado esteve discutindo soluções, inovações, experiências e os formatos de união e representatividade da classe empresária.
Na abertura geral do evento, na noite do dia 13 de novembro, Mario Castelar, Diretor da Divisão de Inovações da Nestlé do Brasil, deu o recado geral do evento neste momento de crise: inovar para se manter firme no mercado. Castelar falou para uma atenta platéia sobre os segredos que fazem a Nestlé atingir 98% dos lares brasileiros. Entre as revelações, o contato humano e o tratamento interpessoal em primeiro lugar.
A 1° Feira de Soluções Empresarias funcionou do dia 12 a 14 e surpreendeu os expositores. "Queria que a Feira tivesse mais dias porque o público foi bastante direcionado e o volume de visitas ao estante é bastante substancial", disse Maria Claudete Arruda, da Maxxim Informática, empresa que ofereceu móveis coorporativos no evento. Houve expositores que saíram da Feira comemorando. Ewerson Luis Wiethorn, da Capital Contabilidade, fechou negócios suficiente para cobrir as despesas da participação desta e da próxima edição da feira, prevista para novembro de 2009. "No próximo ano a tendência da feira é apenas crescer", argumenta Ewerson assegurando sua participação na Feira de Soluções no próximo ano. Tida como um ambiente propício ao relacionamento, a 1° Feira de Soluções Empresarias foi uma oportunidade para estreitar a relação entre os prestadores de serviços e os empresários que passaram pelo evento. A Neo Gestão de Negócios é um dos exemplos de empresas que passaram pelo evento com objetivo extremamente institucional. "A Neo trocou de marca e por isso nos unimos à Globulo, que atua na gestão de marcas, para apresentar o nosso novo formato e acreditamos que tenha sido um bom local para expor nossos novos conceitos já que o público que passou pelo nosso estande tem o perfil que nossa empresa busca no mercado", argumenta Caroline Bolsoni, uma das sócias da empresa.
O 12°Encontro Estadual do Empreender reuniu nos salões do CentroSul os núcleos setoriais de todo o Estado e seus cases. O programa Empreender prevê basicamente que empresários de um mesmo setor se unam para buscar soluções e caminhos que gerem benefícios para todo o setor, tornando sadia a visão da concorrência. Entre as discussões das reuniões deste encontro estiveram os "Projetos e resultados do empreender competitivo", "Meio ambiente e sustentabilidade", "O empreendedorismo no desenvolvimento de um programa de sucesso", "Comércio exterior", "Encontro Comerciais de ACIs e Soluções Empresariais" e "Comunicação", "Cooperativas de crédito no sistema FACISC" e "Liderança Empresarial". Para Dilvo Torloni, presidente da ACIF – associação Comercial e Industrial de Florianópolis, "a criação de novos núcleos setoriais precisa ser incentivada, atualmente temos 14 núcleos na ACIF e queremos chegar a 25 em dois anos". Luiz Carlos Furtado Neves, presidente da FACISC, defendeu que o associativismo em Santa Catarina passou a ser uma cultura de empresas locais e que gera um resultado benéfico para toda a sociedade. Osmar Vicentin, coordenador do Programa Empreender em Santa Catarina, resumiu o Congresso Empresarial Catarinense como um momento de superação tanto para quem propôs quanto para quem participou do encontro e um evento que demonstrou momentos e temas que o empresariado precisa e merece neste momento. "Para 2009 o Congresso Empresarial Catarinense deve ser ainda mais elaborado tanto em forma como em conteúdo, se tornando um evento indispensável na agenda dos empresários de Santa Catarina", completa Vincentin. O vice-presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, destaca o caráter associativo da iniciativa. "O objetivo de um núcleo é gerar resultados diretos aos associados, resultados esses firmados em três pilares: participação na elaboração de políticas públicas, formação e retorno econômico. Pois essa ação está gerando redução de custos para as farmácias. Isso é associativismo de resultados".
No 8° ECAJE – Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor, foram vários os momentos marcantes. Na manhã do dia 14 a assinatura de convênios refletiu dois dos focos dos jovens empresários do Estado: fomento e formação. Um dos convênios foi firmado entre o CEJESC – Conselho Empresarial do Jovem Empreendedor de Santa Catarina, e o Banco do Brasil. O Banco vai oferecer linhas de crédito aos jovens empreendedores através dos 36 núcleos destinados a este público disponíveis em associações empresariais em todo o estado de Santa Catarina. Estes empréstimos terão juros reduzidos para abertura de novos negócios ou expansão de negócios já existentes e procura beneficiar empresas que faturem até R$ 5 milhões por ano. Outro evento foi firmado pensando na formação e capacitação dos jovens empreendedores e foi assinado com a SOCIESC visando oferecer cursos de capacitação com foco nos empresários que já atuem no mercado. Este convênio, que vai assegurar o início das aulas para a primeira
turma deste curso de capacitação em administração de empresas em março de 2009. As aulas irão acontecer em Florianópolis nas sextas e sábados a cada quinze dias num total de 120 horas/aula. Os professores serão do corpo docente da Fundação Getúlio Vargas e, segundo André Gaidzinski, presidente do CEJESC, "esta será uma oportunidade para profissionais que já exercem a função de administrador tirarem dúvidas e se atualizarem nos processos de gestão. Ainda fez parte das atividades do 8° ECAJE, a dinâmica WindjammerT, da empresa canadense Eagle's
Flight, que atua em treinamentos corporativos famosos em todo o mundo.
O 14° Encontro Estadual da Mulher Empresária e o 1° Encontro Sul Brasileiro da Mulher Empresária trouxe como tema central de discussão as franquias. Nomes como Carlos Serpa, da Avante Consultoria, Alexandre Guerra e Figueira Nagashima, da rede Giraffa´s, Maria Teresa Duhá Schultz, da rede Quatrum English Scholl e Guilherme Jacob, da AKAKIA Cosméticos demonstraram para um público de 300 empresárias as vantagens e seus cases de sucesso. Para Neiva Kieling, Coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da ACIF – Associação Comercial e
Industrial de Florianópolis, "o Congresso foi um espaço de intercâmbio de
experiências e capacitação do empreendedorismo feminino, e estes dois encontros demonstram que a demanda das mulheres empresárias do Estado e Sul do Brasil estão no mesmo patamar de relevância no meio empresarial". Já para a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Zalfa Benites, “sem dúvida, empreender é a solução para milhares de mulheres. No entanto, o ambiente corporativo é extremamente competitivo e o isolamento da empresária pode representar a mortalidade da sua empresa”.
Além destes encontros específicos, um dos pontos altos do Congresso Empresarial Catarinense ficou por conta da entrega de um troféu às empresas centenárias pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. Foram homenageadas quinze empresas que estão há mais de cem anos contribuindo com a economia catarinense. A maioria destas empresas é do setor têxtil e teve sua origem no vale do Itajaí. Foram homenageadas: Buetnner S/A, Casa Busch, Carlos Hoepche, Cia Fabril Lepper, Cia Hering, Döhler S/A, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Farmácia Keunecke, Firma Weege – Malhas Malwee, Grupo Baumgarten, Grupo H. Carlos Schneider, Indústria de Vinagre e Plástico Heinig, Karsten S/A, Mayerle Boonekamp Ltda e ACIB, Associação Empresarial de Blumenau.
Para encerrar o Congresso os empresários de todos os encontros paralelos reuniram-se para ouvir a palestra de Luciano Burti. Apesar de ter cursado apenas dois semestres de administração e admitir não ter aptidão acadêmica, sua experiência de vida nas pistas foi repassada citando links com a vida empresarial. Junto com as palavras de Burti, algumas outras impressões gerais do Congresso traduzem o encontro. Para Udo Döhler, Presidente da Döhler S/A e presidente da Associação Empresarial de Joinville, "líder empresarial é quem consegue equilibrar capital com talento. O lucro associado ao social e a sustentabilidade é o caminho dos novos líderes". Sustentabilidade, aliás foi o tema da palestra de João Carlos Faria, que há 8 anos trabalha na Docol Metais Sanitários e, nos últimos dois anos, atua especificamente na área de produtos economizadores de água. Com larga experiência em participações em eventos de construção sustentável, João Carlos palestrou para o público no dia 14 de novembro.
Já para tratar das inovações em gestão interna de funcionários, Bernardino José da Silva, Diretor de Recursos Humanos da Rede Imperatriz de Supermercados palestrou no evento sobre a implantação e utilização do Útil Card, da Facisc, pelos colaboradores da rede de supermercados. “Os antigos contra-vales em dinheiro foram substituídos por uma ferramenta moderna e segura que em apenas um mês gerou 10 mil transações realizadas entre os 1450 colaboradores que possuem o cartão”, diz Bernardino.