Como descartar adequadamente os medicamentos?
Farmácia lança campanha para orientar a população e recolher sobras de medicamentos
Tendo em vista a gravidade da situação, a farmácia Dermus lança a campanha "Descarte Adequado de Medicamentos". O objetivo é orientar a população sobre o destino correto dos medicamentos, distribuindo folhetos explicativos, além de promover junto a seus clientes a arrecadação das sobras dos medicamentos que são produzidos nos laboratórios da farmácia. Essa é uma iniciativa pioneira em Florianópolis e a ideia é que ela se espalhe por todo o Estado. “Nós estamos conversando com o Conselho Regionalde Farmácia e também com Associação de Farmacêuticos Magistrais, Núcleos de Farmácias das associações comercias e Associação de Farmacêuticos Homeopatas para sugerir que todos venham aderir à campanha, recolhendo as sobras dos medicamentos que produzem em suas farmácias”, explica a farmacêutica Karen Denez,idealizadora do projeto.
As sobras de remédios e suas embalagens podem ser deixadas nas unidades da Dermus localizadas no centro da cidade, tanto na Rua Conselheiro Mafra, comona Esteves Junior, e serão encaminhados a uma empresa especializada na incineração de produtos químicos. É importante lembrar que a incineração dos remédios não deve ser realizada em casa. Esse tipo de combustão elimina gases que podem causar intoxicação, além de prejudicar o meio ambiente.
Desinformação e falta de regulamentação são os principais obstáculos
Outra forma de contaminação
Serviço
Endereços de recolhimento de resíduos de medicamentos magistrais:
Dermus
– Rua Conselheiro Mafra, 546 – Centro
– Rua EstevesJúnior, 748 – Centro
BOX
Como e onde descartar os medicamentos:
Plantas medicinais – Podem serdescartadasno lixo comum, pois são consideradas lixo orgânico. Se estiveremencapsuladas devem ser abertas e o pó descartado separadamente dascápsulasvazias.
Cápsulascom extratos secos -Devem serdescartadas em lixo próprio para medicamentos alopáticos, como locaisquerecolham resíduos de saúde.
Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, antiinflamatórios etc) – Devem ser descartados em locaispróprios que recolhamresíduos de saúde.
Medicamentos homeopáticos líquidos -Podem sermisturados com água fervente e descartados no vaso sanitário ou na pia.
Glóbulos homeopáticos – Podem serdiluídosem água fervente e descartados em vaso sanitário ou pia.
Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos – Devem ser encaminhados para os locais de recolhimento de resíduos de saúde, como a Dermus, devidamente limpos com água fervente.
Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc) – Devem ser descartados em locais de recolhimento de resíduos de saúde, sem retirar o restante do produto da embalagem.
Recipientes plásticos que acondicionam semi-sólidos como cremes, pomadas e loções – Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte.
Bisnagas de alumínio – Devem ser abertas e limpas com papel e, em seguida, lavadas com água e detergente.