Empreendedorismo
(Agenda – Notícias do Dia)
Curso em Florianópolis auxília empreendedores
Em tempos difíceis de arrumar emprego, abrir o próprio negócio pode ser uma saída rentável. Mas é preciso estar atento a uma série de questões para que a iniciativa tenha sucesso. Para auxiliar os novos empreendedores, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) realiza na próxima semana dois treinamentos.
De segunda a quinta (22 a 25), em parceria com o Sebrae, será oferecido o curso Administração de pequenos negócios — a arte de gerenciar com facilidade. De segunda a sexta-feira (22 a 26), ocorre Oficina de planejamento estratégico para pequenas empresas, ministrado pela Fundasc.
Informações: (48) 3224-3627 ou clique aqui .
(Blog Cláudia Marcelo)
Um plano estratégico, por Mikael Linder*
Para o caso da Grande Florianópolis, um planejamento estratégico possibilitaria maior interação e sinergia entre os municípios e, consequentemente, soluções aos problemas que afetam a todos: o planejamento urbano caótico, a questão do transporte público, a falta de empregos, a baixa produção tecnológica, os serviços públicos precários. É uma ideia que se baseia nos potenciais do território e do seu povo, visando ao desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo para escapar das armadilhas econômicas e eleitorais. Desta forma, elabora-se uma análise de todo o território, cujo diagnóstico servirá de base à redação de um plano-compromisso, com metas, formas de ação, competências, responsabilidades, fontes de recursos e instrumentos de avaliação. Tudo amplamente discutido pelo poder publico, pela sociedade e iniciativa privada.
* Mestre em Economia do Desenvolvimento
(Artigos – Diário Catarinense)
Varejo vende menos
(Economia – Diário Catarinense)
Dia dos Namorados
Com a troca de presentes entre os casais e o frio dos últimos dias, o comércio teve um incremento de 3,8% nas vendas, comparado ao mesmo período do ano passado. O crescimento do setor na semana do Dia dos Namorados superou as expectativas da Federação das CDLs de Santa Catarina, que esperava aumento de 2%. Maior oferta de crédito e redução do IPI também impulsionam as vendas no varejo de Santa Catarina. Vestuário, calçados e perfumaria tiveram a preferência dos apaixonados.
(Economia – Diário Catarinense)
No País cai e no Estado sobe
Venda em SC cresce 1,1% em abril. No Brasil, baixa foi de 0,2%
Ao contrário do que aconteceu no Brasil, as vendas do comércio varejista em Santa Catarina cresceram em abril em relação a março. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem, o Estado registrou alta de 1,1% em abril em relação ao mês anterior. No País, a queda, no mesmo período, foi de 0,2%.
Em comparação com o mesmo mês de 2008, as vendas catarinenses em abril cresceram 9,68% (veja a variação dos últimos seis meses no quadro ao lado).
No cenário nacional, embora tenha havido uma redução de 0,2%, o técnico da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Nilo Lopes, disse que esses resultados devem ser entendidos como uma “estabilidade”, apesar de considerar o impacto que a crise provocou nas vendas desde setembro do ano passado. Para maio, segundo ele, a expectativa é de que as vendas possam crescer até 1%.
“O comércio está positivo, mas não está crescendo como ocorria até setembro”, disse Lopes.
Mesmo com um crescimento menor, os supermercados de Santa Catarina estão passando ilesos da crise financeira que assola o setor produtivo e devem fechar 2009 com um incremento de 5% na comparação com o ano passado.
As perspectivas para o setor serão discutidas na ExpoSuper – Feira de Produtos e Serviços para Supermercadistas que começou ontem e vai até amanhã no CentroSul, em Florianópolis.
A estimativa da organização é receber 15 mil varejistas de todo o Estado. Uma das novidades para este ano é a abertura de um canal de negócios a pequenos produtores – dos quais 70% são orgânicos – para realização de exposição e comercialização direta de produtos e serviços ao setor supermercadista.
Serão 900 metros quadrados de área de exposição para cerca de 30 expositores. A edição deste ano também abre espaço, pela primeira vez, para rodadas de negócios entre compradores e ofertantes de produtos e de serviços.
A atividade é fruto de uma parceria firmada entre a Associação Catarinense dos Supermercados (Acats) e o Sebrae de SC. As rodadas de negócios acontecem entre hoje e amanhã das 8h30min às 12h30min, com exclusividade para expositores e sem custos para as empresas participantes.
Setor fechou quadrimestre com incremento de 4%
Os supermercados catarinenses fecharam o primeiro quadrimestre deste ano com um crescimento de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado e a expectativa é fechar 2009 com uma expansão de pelo menos 5%.
Apesar de o percentual ficar abaixo do que foi registrado em 2008, quando o segmento cresceu 9% frente a 2007, os empresários estão otimistas. Para o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, o fato de trabalhar com produtos essenciais tem auxiliado o segmento a passar pela turbulência global sem “arranhões”.
– A última coisa que a pessoa corta é a alimentação. Esse é um dos fatores responsáveis por só termos registrado um mês de queda nas vendas este ano – explica Santos, referindo-se a março, que fechou com uma retração de 1,53% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Janeiro, fevereiro e abril tiveram crescimento na mesma comparação.
(Economia – Diário Catarinense)
Processo contra Dário é adiado
Em despacho encaminhado no início da tarde de ontem, o relator do processo que pede a cassação de diploma do prefeito Dário Berger (PMDB), juiz Samir Oséas Saad, pediu a retirada da peça da pauta de julgamentos da quarta-feira da semana que vem.
Saad pediu a inclusão do processo na pauta do dia 1º de julho, também uma quarta-feira. A ação é movida pela coligação Amo Florianópolis (PP/PTB) e o Partido Progressista (PP) de Florianópolis.
A mudança foi ocasionada pela ausência do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Newton Trisotto, que estaria ausente na data inicial do julgamento. Trisotto também é o revisor do processo.
No caso de recursos contra expedição de diploma, o pleno deve estar com sua composição completa para o julgamento da ação.
Berger tem contra si a acusação de infringir as normas constitucionais ao concorrer ao quarto mandato consecutivo. Em um entendimento adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo fato caracterizaria Dário como “prefeito itinerante”, termo que vem sendo utilizado para designar os mandatários que, depois de eleitos por duas vezes consecutivas como prefeitos, mudaram o domicílio eleitoral para candidatar-se novamente ao cargo, e venceram.
Antes de administrar a Capital, a partir de 2005, Berger foi eleito e reeleito prefeito de São José, em 1996 e 2000. O prefeito alega que recebeu resposta positiva à consulta feita junto ao TRE, ainda em 2003, para sondar a viabilidade da candidatura em Florianópolis.
Quatro prefeitos “itinerantes” – dois de Alagoas e dois do Piauí – já estão recorrendo de mandatos cassados pelo mesmo motivo.
(Política – Diário Catarinense)