A Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) acaba de alcançar a marca de 2 mil associados. A conquista ocorre uma semana antes do prazo estipulado, durante a posse da nova diretoria, em maio, e é resultado de uma estratégia comercial alicerçada na oferta de produtos e serviços que garantem maiores benefícios e competitividade às empresas associadas. A meta da atual gestão é chegar a 3 mil sócios nos próximos dois anos.
“O associativismo tem como meta gerar benefícios comuns e superar dificuldades por meio da união de pessoas, empresas ou instituições. Com um número cada vez maior de associados, a Acif se fortalece e consolida sua posição de influência na discussão de propostas que atendam aos interesses do setor produtivo da cidade”, afirma o presidente Doreni Caramori Júnior.
Ações e projetos estão sendo articulados ou em fase de implantação para que a entidade possa alcançar os 3 mil associados, entre eles, o aumento no número de unidades Regionais, passando das atuais cinco – Continental, Ingleses, Canasvieiras, Lagoa da Conceição e Sul – para dez e também dos núcleos setoriais – de 14 para 20. “A descentralização da Acif permite um aporte de informações que nenhuma outra entidade da região possui, pois estamos alinhados diretamente com as demandas das comunidades. Oferece ainda maior funcionalidade para o nosso associado, que não precisa se deslocar até a Matriz para realizar um treinamento, por exemplo”, argumenta Doreni.
Em relação aos serviços, a Acif também tem atuação destacada. Além da oferta sistemática de treinamentos, há também projetos como o Bússola Empresarial (consultoria financeira e de gestão, gratuita e com hora marcada, nas Regionais), Cartão do Associado (sistema de descontos e vantagens que hoje envolve uma rede com 178 estabelecimentos), Centro de Negócios (divulgação institucional por meio do portal da entidade), Banco de Currículos (para oportunidades de emprego), convênios médicos e odontológicos e serviços relacionados ao crédito (Serasa e Siscovem).
(Noticenter)
SEBRAE
O presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, participará da inauguração do novo centro de atendimento do Sebrae/SC, em Florianópolis, às 9h de amanhã.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
FRIO
O inverno mais rigoroso, este ano, aqueceu as vendas de lojas de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, que registraram alta de 5,1% em junho. Os dados são de indicador da Serasa.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense)
Empresários de SC querem desoneração do IPI definitiva
Pedido foi feito à senadora Ideli Salvatti durante reunião em Florianópolis
Os empresários de SC querem a desoneração do cIPI definitiva. O pedido foi feito à senadora Ideli Salvatti durante reunião nessa segunda-feira no auditório da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio). Apesar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre material de construção ter sido prorrogado até 31 de dezembro, o presidente da Câmara Empresarial do Comércio de Material de Construção da Fecomércio Santa Catarina, empresário Roberto Breithaupt, entregou o documento em que os representantes do setor solicitam a isenção definitiva do imposto.
De acordo com o documento, “devido ao grande incentivo que tal benefício vem trazendo ao setor, entendemos que deva tornar-se definitivo. Ademais, a isenção não está atingindo todos os produtos do setor, sendo que ainda existe a aplicação de alíquotas compreendidas entre 10% e 18%. A isenção do imposto para toda a linha de produtos é melhor alternativa, visto que com isso haverá pouca renúncia fiscal, o que beneficiará o programa Minha Casa, Minha Vida, para a construção de 1 milhão de casas”. A senadora afirmou que a desoneração do IPI poderá ser mantida no ano que vem. “Temos condições, sim, de prorrogar essas medidas de desoneração do material de construção para o ano que vem. O programa Minha Casa, Minha Vida, para deslanchar, precisa ter a desoneração ampliada”, admite Ideli.
O documento entregue à senadora é assinado pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção (Abramat), Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), Câmara de Comércio de Material de Construção da Fecomércio SC, Federação dos Comerciantes de Material de Construção de Santa Catarina (Fecomac), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL).