O braço do Judiciário que dá oportunidade a empresários ter acesso ao serviço de conciliação será mostrado hoje em mais uma plenária da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), que é pioneira na modalidade. O juiz Eduardo Mattos Gallo, titular do Juizado Especial Cível da Comarca de Itajaí, fará uma palestra, às 20h30min, na Feira de Soluções Empresariais, no CentroSul.
(Coluna Roberto Azevedo – Diário Catarinense, 04/11/2009)
Juiz de direito aborda postos de conciliação na Expofloripa 2009
Plenárias ACIF ocorre nesta quarta (4), no CentroSul.
O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) será o tema da Plenárias ACIF de novembro. Nesta quarta-feira (dia 4), às 20h30, o juiz de Direito Eduardo Mattos Gallo Júnior, titular do Juizado Especial Cível da comarca de Itajaí e representante da Coordenadoria dos Juizados Especiais, fará uma explanação sobre o tema na Expofloripa 2009 – Feira de Soluções Empresariais, que ocorre no CentroSul sob a coordenação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF)O PACE é um “braço” do Judiciário, cuja finalidade é disponibilizar aos empresários – associados ou não da ACIF –, os serviços de conciliação, possibilitando a realização de acordos, que são posteriormente homologados por um juiz. A ACIF é a primeira associação comercial do Brasil a sediar essa iniciativa, por meio de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Justiça. Por intermédio do Tribunal de Justiça (TJ/SC), Santa Catarina foi o Estado escolhido para implantar o projeto-piloto.Segundo Rodrigo Duarte da Silva, diretor Jurídico da ACIF, a Expofloripa é um ambiente ideal para divulgar os benefícios da iniciativa, pois a feira terá a participação de importantes entidades de classe, além de empreendedores. “Esse é mais um serviço que a ACIF coloca à disposição também dos não-associados, e um diferencial entre as demais entidades: além deprestar assistência jurídica, orientando, dirimindo dúvidas mais freqüentes do associado, nós ainda oferecemos a possibilidade de resolver demandas judiciais com maior celeridade emenos formalidade”, argumenta Silva. As Plenárias ACIF foram criadas para instituir um novo fórum de debates na cidade, com questões que fazem parte da agenda nacional e local. Além disso, a atual Diretoria Executiva acredita que será uma oportunidade para aproximar a entidade de outras instituições públicas e participar de forma mais ativa das discussões que influenciam a vida do empresário. Oencontro é mensal, sempre com uma palestra de 60 minutos seguida de debate com a platéia.
Serviço
O que: Plenárias ACIF com juiz de Direito Eduardo Mattos Gallo Júnior, sobre o PACE.
Quando: Quarta-feira, dia 4, 20h30.
Onde: Sala de cursos, da Expofloripa 2009, no CentroSul.
Quanto: Gratuito
(Portal De Olho na Ilha, 04/11/2009)
Reunião discute segurança e planejamento para temporada na Bacia da Lagoa
Instalação de câmeras de segurança e combate aos ambulantes estão na pauta do encontro nesta quarta (dia 4), na ACIF Regional Lagoa
Nesta quarta-feira (dia 4), às 18h30, na Regional Lagoa da Conceição da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), empresários e membros das cúpulas da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal e Prefeitura da Capital irão discutir a questão de segurança na Bacia da Lagoa. A pauta inclui o processo de implantação de câmeras de segurança e osplanejamentos para a temporada e pós-verão. “A intenção é reunir todos os envolvidos no processo em um mesmo local para que do encontro já saiam definidas as responsabilidades etarefas de cada um”, afirma Eduardo Lúcio Campos, diretor geral da Regional Lagoa da ACIF. Segundo Campos, está prevista a instalação de nove câmeras de vigilância até o final de novembro. “Além de definir quais os locais que irão receber essas, queremos apresentar a demanda por mais 11 equipamentos”. O diretor explica que há ainda o interesse da iniciativaprivada em participar do custeio dessas outras câmeras, mas que, para isso, é preciso saber qual será o valor do investimento a ser rateado entre os empresários.Outro tema em pauta sãoas melhorias e ações previstas para a bacia para a próxima temporada e também pós-verão. “Neste ponto, além de segurança, também queremos saber como será a fiscalização do comércio ambulante ilegal”, antecipa.
Serviço
O que: Reunião entre empresários e poder público estadual e municipal para discutir segurança e planejamento para temporada, na Bacia da Lagoa.
Quando: Quarta (dia 4), às 18h30.
Onde: Regional Lagoa da ACIF, rua Nossa Senhora da Conceição, n. 30, salas 4, 5 e 6.
(Portal FloripAmanhã, 04/11/2009)
Sai verba para obra de duplicação da Diomício Freitas, em Carianos
Moradores de Carianos, usuários do aeroporto e torcedores do Avaí acabam de receber uma boa notícia. O governo federal liberou R$ 5,1 milhões para garantir a largada às obras de duplicação da Avenida Diomício Freitas, com extensão de três quilômetros, que liga o Trevo da Seta ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz e ao Estádio Aderbal Ramos da Silva, a popular Ressacada. O anúncio da liberação foi feita no final de outubro pela senadora Ideli Salvatti, após audiência em Brasília. Participaram da audiência com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que selou a liberação,também o então prefeito em exercício da capital, João Batista Nunes, e o presidente do Avaí, Nilson Zunino. O presidente do Deinfra, Romualdo de França, disse que o governo só espera agora a efetiva liberação dos recursos para deflagrar a ampliação da rodovia. Conforme ele, oprojeto de engenharia já estaria inclusive pronto. “Tudo leva a crer que teremos o acesso ao aeroporto resolvido antes da própria ampliação do aeroporto”, assinalou. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Doreni Caramoni Júnior, exaltou a importância da liberação dos recursos e da execução da obra, no Sul da Ilha.“A ampliação do Aeroporto Hercílio Luz é uma importante bandeira da ACIF e a Infraero já impôs como condição para a execução da obra as melhorias no acesso”, destacou o dirigente.
(Jornal do Campeche e Sul da Ilha, 03/11/2009)
Segurança na Lagoa
Empresário da área de gastronomia e diretor geral da Regional Lagoa da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Eduardo Campos está empenhado na busca de soluções para o problema da segurança na Bacia na Lagoa. Nesta quarta-feira (dia 4), reúne empreendedores locais e membros das cúpulas da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal ePrefeitura para tratar de uma pauta bem extensa, mas com dois focos principais: a instalação das câmeras de segurança e os planejamentos que estão feitos para temporada e póstemporada.Campos quer juntar todos os envolvidos no processo em um mesmo local para que do encontro já saiam definidas as responsabilidades e tarefas de cada um.
(Coluna Evandro Saad, 03/11/2009)
Congresso Empresarial FACISC
O Congresso Empresarial FACISC, evento que reunirá cerca de mil empresários de todo o Estado, ligados às associações empresariais, no Centrosul, em Florianópolis, entre os dias 4 e 6 de novembro, já tem agenda definida. O congresso abriga paralelamente quatro eventos segmentados, sendo eles o 13° Encontro Estadual do Empreender, 15° Encontro Estadual daMulher Empresária, 8° ECAJE – Encontro Catarinense de Jovens Empreendedores, e a EXPOFLORIPA, Feira de Soluções Empresariais. Este Congresso é uma realização daFederação das Associações Empresariais de Santa Catarina, FACISC, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis com o apoio técnico do SEBRAE SC.
A EXPOFLORIPA abre o Congresso Empresarial FACISC no dia 4 de novembro, às 14 horas. Durante toda a quarta-feira os empresários participantes do Congresso e público em geral poderão ter acesso a esta feira que vai oferecer em um mesmo espaço desde soluções em telefonia, assessoria jurídica, consultoria em marketing, em comércio exterior, informática,gerenciamento de pessoas e outros segmentos diretamente ligados à gestão empresarial. A Feira acontece pelo segundo ano consecutivo paralelo ao Congresso Empresarial FACISC ebusca estreitar o contato entre os empreendedores e os prestadores de serviços. A feira vai funcionar no Centrosul, do dia 4 ao dia 6 de novembro, das 14h às 21 horas. Além dos mais de 60 expositores a EXPOFLORIPA traz novidades em relação a sua primeira edição, ano passado.
Inscrições e informações gerais do Congresso também podem ser obtidas através deste site www.congressoempresarial.com.br, pelo telefone (48) pelo telefone 48- 3952.8844. ou e-mailsecretaria@facisc.org.br
(Portal Floripa News, 03/11/2009)
(Economia – Notícias do Dia, 04/11/2009)
Atual vice-presidente executivo do Grupo RBS, Pedro Parente faz palestra para lideranças empresariais durante o Congresso Empresarial da Facisc – Federação das AssociaçõesEmpresariais de Santa Catarina –, nesta sexta-feira. A palestra será no CentroSul, às 16h30min, e o tema é uma indagação cuja resposta o seupróprio trabalho responde: “Um executivo profissional contribui para o sucesso de empresas familiares?”.
(Coluna Juliana Wosgraus – Diário Catarinense, 04/11/2009)
(Hora de Santa Catarina, 04/11/2009)
Congresso
Florianópolis recebe, a partir de hoje, o Congresso Empresarial da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. O encontro vai até sexta. A inscrição custa R$ 220. Informações no (48) 3952-8844.
(Você Hoje – A Notícia, 04/11/2009)
(Coluna Luíza Gutierrez – Notícias do Dia, 04/11/2009)
LUTA POR REFORMA FISCAL
O empresário Carlos Rodolfo Schneider, que preside a Associação Empresarial de Joinville (Acij), lidera movimento nacional que busca convencer a classe política para a necessidade de se promover reformas, principalmente a fiscal e a política. O grupo que trata da reforma fiscal reúne, ainda, Ernesto Heinzelmann, Ivens Gandra Martins, Luiz Felipe Lampreia, Paulo Rabelode Castro e Roberto Teixeira da Costa. A pregação já chegou ao governador paulista José Serra (PSDB), com quem Carlos Rodolfo Schneider reuniu-se no dia 23 de outubro, em SãoPaulo. O tucano é um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República.
Busca de apoios
Carlos Rodolfo Schneider também tem falado a respeito do assunto entre empresários de Florianópolis, Porto Alegre, Blumenau e Joinville. O Conselho das Federações Empresariais (Cofem) de Santa Catarina é favorável a causa. A Federação das Associações Empresariais (Facisc) já levou a ideia para a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais(CACB). A ideia nasce da convicção de que o Estado gasta demais e dá pouco retorno à sociedade com o dinheiro que arrecada. A certeza é de que, sem reformas estruturais, o Brasilnão consegue ser tão competitivo como poderia. Como diz Schneider: “a pseudoproposta de reforma tributária está parada no Congresso e não passa de maquiagem. Os governos parecem não estar dispostos a reduzir gastos. Só aceitam uma reforma que não diminua a arrecadação. E reforma que não considere a redução da carga tributária é apenas um ensaiopara simplificar a atual grade de tributos e amenizar a guerra fiscal”.
(Coluna Claudio Loetz – A Notícia, 04/11/2009)
Lojistas de Florianópolis vão à Assembleia em apoio à criação do Conselho Estadual de Combate à Pirataria
Usando camisetas com o slogan “O legal é ser original”, um grupo de lojistas de Florianópolis vai acompanhar de perto a sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para manifestar sua posição favorável à implantação do Conselho Estadual de Combate à Pirataria. Organizados pela CDL de Florianópolis, eles distribuirão aos deputados uma cartilhainformando os prejuízos da pirataria e sugerindo ações para combatê-la. Caso seja aprovado na votação em plenário, o conselho catrinense será o primeiro do gêneroem todo o país. “A implantação do novo órgão vem atender a uma antiga demanda da CDL, em especial dos empresários que integram os núcleos setoriais de Videolocadoras e Óticas, dois mercados que têm grandes prejuízos com a atividade ilegal”, afirma Sara Toscan Camargo, diretora de Desenvolvimento da CDL, que espera contar com a presença de mais de 50associados na votação.De acordo com o projeto de lei, o Conselho será formado por 37 membros, incluindo representantes de órgãos governamentais e de entidades públicas e privadas, entre elas a Federação das CDLs do estado. Sua atuação será focada na coordenação de ações para reduzir os delitos contra a propriedade intelectual no mercado catarinense, incluindo a criação de mecanismos para receber denúncias, a promoção de campanhas educativas de estudos sobre os danos da pirataria na economia estadual.
(Portal Revista Making Of, 04/11/2009)
Cesta básica
O custo da cesta básica, em Florianópolis, teve alta de aproximadamente 1% em setembro. No acumulado dos nove primeiros meses do ano houve queda de aproximadamente 1%. A cena se repetiu também nos últimos 12 meses, entre outubro de 2008 e setembro de 2009. Os resultados dão conta de uma oscilação mínima de preços dos alimentos nos supermercados.Sem pressão inflacionária. O Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos
(Dieese-SC) faz a pesquisa em 90 pontos de coleta. O estudo completo será apresentado hoje.
(Coluna Claudio Loetz – A Notícia, 04/11/2009)
Turismo: 38,4% da Capital viajam
Pesquisa inédita sobre os hábitos de turismo dos brasileiros, que será divulgada hoje pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, constatou que 38,41% dos habitantes de Florianópolis fazem pelo menos uma viagem turística por ano, e 30,2% fazem duas viagens anuais.Denominada Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro, a pesquisa apurou que 86,5% dos entrevistados que viajaram nos últimos dois anos preferem fazer roteiros por conta própria, e 13,5% contratam uma agência de viagem. Conforme o levantamento, 73,8% planejam a viagem com antecedência. Do total de entrevistados, 23,8% antecipam os preparativos de 16 a 30 dias antes e, 15,1%, iniciam os preparativos em um intervalo de 31 dias a 60 dias antes da viagem. O instituto Vox Populi ouviu 2.322 pessoas em 11 capitais brasileiras entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano. Os dados serão utilizados pelo Ministério do Turismo para elaborar novas estratégias de promoção e divulgação do turismo nacional.
(Coluna Estela Benetti – Diário Catarinense, 04/11/2009)
Privatização à vista
Tensão na Câmara da Capital
A Câmara de Vereadores aprovou, ontem à noite, o projeto que pode privatizar a Zona Azul em Florianópolis. Duas emendas foram rejeitadas pelos vereadores: a que garantia o emprego dos servidores e a que proibia o aumento da tarifa. O projeto deve chegar às mãos do prefeito na ,manhã de hoje e, se Dário Berger vetar uma das quatro emendas, o projeto volta para a Câmara para ser votado de forma secreta. Um clima de tensão e expectativa instalou-se no Plenário da Câmara, no Centro da Capital, durante o processo de votação. Cerca de cem funcionários da Zona Azul acompanharam osebates e discursos dos vereadores no auditório, enquanto outros 50 permaneceram do lado de fora do prédio. De mãos dadas, os funcionários da autarquia, muitos deles acompanhados de seus familiares e filhos, rezavam. Alguns deles não conseguiram segurar a emoção e choraram ao término da oração. O temor de todos era de que a não aprovação das emendas determinasse a demissão imediata dos empregados da Zona Azul. Os funcionários suspenderam as atividades no dia 16 de outubro para protestar contra a aprovação do projeto de lei que prevê a concessão dos serviços à iniciativa privada. Ele foi enviado à Câmara de Vereadores da Capital no dia 16 de setembro e, desde então, os cerca de 200 funcionários da autarquia esperam pela definição do caso. No final do mês passado, o setor realizou protestos e paralisações para sensibilizar asautoridades.Com isso, a cobrança pelo estacionamento de veículos na Zona Azul acabou suspensa. O prefeito em exercício, João Batista Nunes, autorizou a contratação de 50 monitores para dar continuidade ao trabalho e forçar a volta dos que estavam em greve.
O que estava em discussão
> Seis emendas ao Projeto de Lei 13.690/09, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.666 de 24 de julho de 2005, referente ao estacionamento da Zona Azul em Florianópolis
> Quatro delas foram aprovadas e duas rejeitadas (manutenção do quadro de funcionários mesmo com a mudança da entidade prestadora de serviços e a manutenção do valor da tarifa)
> O objetivo principal do conjunto de emendas era manter a administração da autarquia a cargo do Ipuf que, por sua vez, terá a possibilidade de firmar contratos de parcerias com aAflov, entidade que emprega os funcionários da Zona Azul