Acaba de ser premiado pelo Ministério da Cultura um projeto realizado pela Fundação Hassis em parceria com J.A. Construções, Tractebel Energia, Casan e Petrobrás, que levou arte para mais de 27 mil alunos da rede pública de ensino da Grande Florianópolis este ano. Incentivar a arte e ao mesmo tempo prestar assistência intelectual às crianças é o objetivo do programa “Práticas e Descobertas”, que expande o olhar artístico dos pequenos sobre as obras do artista Hassis. O reconhecimento à iniciativa foi dado pelo prêmio Modernização de Museus – Microprojetos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do MinC.
O projeto vencedor é uma inversão do já conhecido “Plásticas na Escola”, uma parceria da Fundação Hassis com a J.A. Construções, no qual as informações e obras do desenhista são levadas até as escolas. No caso da versão “Práticas e Descobertas”, as crianças é que são encaminhadas para conhecer o trabalho de Hassis, na própria Fundação, onde está o acervo do artista. As turmas agendam um dia e fazem uma visita orientada por monitores. O transporte é gratuito, assim como a alimentação do período. “Esse reconhecimento prova que nossos esforços para ensinar através do olhar de Hassis valeram a pena”, comemora o sócio-Diretor da J.A., Davi Corrêa de Souza.
Contempladas com o prêmio Microprojetos do Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura, a J.A. e a Fundação Hassis entram novamente no hall de empresas e entidades que ganham destaque nacional pelo incentivo à arte, já que outros projetos da parceria já foram reconhecidos como melhor Projeto Social, pelo Instituto Guga Kuerten (projeto “Acessibilidade”), e com menção honrosa no prêmio Darcy Ribeiro (projeto “Plásticas na Escola”).
O mais novo prêmio é concedido a iniciativas voltadas à preservação do patrimônio museológico e tem por objetivo fomentar e desenvolver ações destinadas principalmente à difusão dos museus. A Fundação Hassis se enquadra na categoria pela guarda e preservação da obra do artista plástica. Os critérios para a escolha dos vencedores vão de significância dos projetos, histórico e diversificação das iniciativas, à acessibilidade e democratização desse patrimônio. Em contrapartida, os museus devem enviar ao Ibram os relatórios de trabalhos executados e a comprovação dos gastos.
Fonte:
Alvo de Comunicação e Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa J.A. Construções
Atendimento: Janaína Miranda – (48) 3035.5503 | (48) 9603.0697
Coordenação de Jornalismo: Aline Felkl – (48) 3035.5503 | (48) 9989-1765
Jornalista responsável: Juliana Pamplona – (48) 3035.5503 | (48) 9981.0506
www.alvodecomunicacao.com.br | www.facebook.com/alvodecomunicacao |twitter.com/alvocom