Debate com candidatos à Prefeitura de Florianópolis, que aconteceu dia 24 de Julho, representa interesse de 10 mil empresas do segmento. Promoção é do Florianópolis e Região Convention com o apoio da ACIF e outras 13 entidades.
O Turismo é a segunda maior economia de Florianópolis e gera para o município receita de R$ 2 bilhões por ano, segundo Vinícius Lummertz, Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Tem muito mais potencial para explorar e precisa de incentivo do primeiro setor para amadurecer sua vocação. As questões que norteiam o segmento foram levantadas no Debate com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis do dia 24 de Julho.
A iniciativa de reunir as reivindicações do trade partiu do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), que conta com o apoio de 14 entidades do setor, entre elas a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) – representando o interesse de cerca de 10 mil empresas de turismo da cidade. “Precisamos conhecer as propostas, avaliar e trazer este diálogo para seguir o ritmo de crescimento do turismo. Engajar e fortalecer a articulação das entidades e empresas, tem garantido o resultado que observamos hoje. O Turismo é a segunda atividade econômica mais lucrativa”, explica Eugênio Neto, presidente do Florianópolis Convention.
A procura por Florianópolis vai além da temporada de praia e sol. A cidade funciona e atua com o turismo o ano inteiro, amplia anualmente sua agenda de eventos captados, numa distribuição que alimenta economicamente a rede hoteleira, movimenta restaurantes, comércio, ativa serviços e empresas que formam essa logística receptiva.
É também a quarta cidade que mais recebe eventos internacionais, de acordo com o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association, a mais importante associação internacional de congressos e convenções). Também são importantes os registros de eventos nacionais e regionais. Boa parte desta conquista é creditada ao empenho de entidades do setor e empresas privadas. “Trabalhamos muito com visitors e com o turismo de negócios – que vem continuamente contribuindo para a quebra de sazonalidade. Justamente por isso, precisamos ter mais atenção do Governo e de políticas públicas para o turismo”, destaca Neto acentuando que o objetivo com o evento é ouvir as propostas dos candidatos e o comprometimento efetivo com os resultados.
O Debate com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis foi uma realização do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, com apoio da Abeoc (Associação Brasileira de Organizadores de Eventos), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), FloripaAmanhã, SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Pousar (Associação das Pousadas de Florianópolis), ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Sebrae-SC, Aemflo (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis), Assesc (Faculdades Integradas Assesc) e IF-SC (Instituto Federal de Santa Catarina).