A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) encerra o ano lançando novos produtos com selo editorial próprio. Além de um catálogo com todas as obras publicadas pela instituição desde 2008, serão lançados os livros Franklin Cascaes: Outros Olhares, Crônicas de Cascaes – 2º volume, e Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias. O evento será realizado às 19h, na sede da Fundação, no Forte Santa Bárbara, com entrada franca.
Com quatro anos de existência, a FFC Publicações realiza um trabalho voltado ao registro da memória local e à valorização da produção literária catarinense, contando agora com 13 títulos em sua linha de produtos. Em fase final de produção, deve ser lançado ainda o livro Rendeiras, que resulta de uma extensa pesquisa etnográfica e iconográfica em várias comunidades, visando ao registro do processo de produção da renda de bilro em Florianópolis.
No livro Franklin Cascaes: Outros Olhares, o leitor terá acesso a sete reflexões de profissionais que trabalham com o acervo de Cascaes, reunido no Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE/UFSC). Com 96 páginas, e prefácio da arqueóloga Tereza Fossari, a obra serve de referência para restauradores, conservadores e outros profissionais que atuam no trabalho museológico, como também para pessoas curiosas em conhecer alguns aspectos do rico acervo deixado pelo pesquisador catarinense.
Incentivo à pesquisa
Já o livro Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias, que tem prefácio do historiador Paulino de Jesus Cardoso, traz dez textos premiados em concurso realizado pela Fundação Franklin Cascaes em 2009. Dirigido a estudantes universitários e pesquisadores, o concurso de monografias sobre a história e a cultura de Florianópolis concedeu aos vencedores premiação de R$ 29 mil, dividida entre os classificados nos três primeiros lugares e nas sete menções honrosas.
Com 540 páginas, o livro Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias representa um incentivo à geração de novas produções sobre a história e a diversidade cultural do município. Faz também uma homenagem in memoriam ao professor e pesquisador que dedicou a vida ao estudo dos povos indígenas, à defesa dos direitos das minorias e ao fomento da pesquisa social no meio acadêmico.
Sílvio Coelho dos Santos foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e um dos fundadores do Instituto de Antropologia da UFSC, tendo sido também diretor do Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, entre 1970 e 1975. Graduado em História pela UFSC e doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP), foi membro da Academia Catarinense de Letras. Faleceu em 26 de outubro de 2008.
Serviço
O Quê: Lançamento de livros da FFC Publicações
“Franklin Cascaes: Outros Olhares”
“Crônicas de Cascaes – 2º volume”
“Prêmio Silvio Coelho dos Santos de Monografias”
Quando: 18 de dezembro (terça) – 19h
Onde: sede da Fundação Franklin Cascaes
Rua Antônio Luz nº 260 – Centro