A avaliação de empresas consiste em levantar o valor de determinada empresa ou negócio em determinada época. Para tanto existem vários métodos, que dependendo do tamanho da empresa, do setor em que atua e da expectativa do empresário, se torna o mais adequado. Dentre os métodos utilizados destacamos o Fluxo de Caixa Descontado, onde o valor da empresa é calculado pelo fluxo de caixa gerado em um determinado período futuro. Sobre esse fluxo aplica-se uma taxa de desconto que incorpora o risco inerente ao negócio, trazendo-se esse caixa a valores atuais.
O Fluxo de Caixa Descontado é o que melhor mostra a capacidade de geração de riqueza de um negócio e a nosso ver, está mais adequado a realidade das pequenas e médias empresas, que geralmente não possuem um ativo imobilizado expressivo e trabalham com estoques justos. Destaca-se que este método não leva em consideração o valor sentimental do proprietário, que quase sempre é o fundador. Embora subjetivo este ponto pode ser corrigido na negociação direta com o comprador.
Ao longo da nossa experiência, vimos que a avaliação é realmente necessária em várias situações. Dentre as quais destacamos: gestão e planejamento financeiro, captação de recursos financeiros, compra e venda de empresas, fusão, cisão, aquisição de empresas, compra de carteira de clientes, avaliação pessoal do proprietário para saber sua capacidade de geração de riquezas.
Em qualquer método de avaliação, os dados devem ser os mais fidedignos possíveis à realidade da empresa, sob o risco do resultado da avaliação tornar-se inócuo. Por isso é importante o empresário ter um sistema de gestão administrativo/financeiro adequado para o seu negócio. Além de um sistema de gestão, uma contabilidade bem elaborada dentro dos princípios geralmente aceitos, serve como base para a avaliação de qualquer negócio, uma vez que nela são expressas todas as movimentações, incluindo as patrimoniais. Assim é possível ao profissional ou empresário obter as informações necessárias para a avaliação e determinar o valor da empresa. Por si só a avaliação já é uma boa justificativa para segurança dos controles financeiros, mas destacamos que isso trará redução de custos, o controle sobre o caixa e a diminuição de erros nas tomadas de decisões estratégicas.
Quer saber mais? Solicite participação no Bússola Empresarial, um projeto do Núcleo de Soluções Empresariais (NUSE) que oferece Serviços de Consultoria em diversas áreas: Direito, Contabilidade, Gestão de Negócios, Finanças, Qualidade e Segurança Alimentar, Marketing, Tecnologia da Informação, entre outros. A consultoria dura uma hora e é gratuita para associados da ACIF. Após esta consultoria, conforme necessidade, o empresário pode dar continuidade ao projeto diretamente com o consultor.
Nelson Ambros
DiretorPOOL Assessoria Empresarial