Já estão agendados pelo PACE cerca de 400 atendimentos, focados na resolução de demandas de menor complexidade, relacionadas a comércio e prestação de serviços – lojas, telefonia, bancos, financeiras e entre outras. A ideia é realizar acordos entre as partes antes mesmo de se iniciar um processo judicial, e logo que o acordo se concretiza, já é homologado pelo Poder Judiciário. Segundo o diretor Jurídico da ACIF, Rodrigo Berthier, “este tipo de conciliação é bastante interessante, pois agiliza o entendimento entre empresas e consumidores, evitando os desgastes, a morosidade e os gastos de um processo judiciário”, explica.
Os bancos HSBC, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Banco do Empreendedor, Celesc, lojas de vestuário e de materiais de construção já confirmaram presença para as conciliações. A Casan e o Pró-Cidadão (para dar continuidade nos atendimentos do PDMI) também contarão com estações de trabalho no Mutirão, totalizando, aproximadamente, 2,3 mil atendimentos agendados.
Para o presidente da ACIF, Sander DeMira, “recuperar o crédito e o direito do consumidor sempre é importante, pois se renovam as relações comerciais e o planejamento para novos investimentos, principalmente nesta época de compras de final de ano que muito movimenta a economia da cidade”, diz.
O Mutirão da Conciliação faz parte da VIII Semana Nacional da Conciliação do CNJ, que tem o intuito de resolver processos ajuizados (500 processos pautados) entre telefonia e outros que envolvem idosos (que precisam de celeridade para solução).
Serviço
O que: Mutirão da Conciliação
Quando: de 2 a 6/12
Onde: nas dependências da Passarela Nego Quirido, das 9h às 18h