O diretor geral da ACIF Canasvieiras – Luiz César Costa participou do programa Conversas Cruzadas da TVCom juntamente com gerente comercial do CentroSul – Leonardo Vieira e o diretor jurídico do FloripAmanhã – Thiago Silva Schutz, no último dia 23, o assunto do programa foi Turismo de negócio. Um dos assuntos foi o norte da ilha que deverá passar nos próximos anos por uma transformação. A construção do Centro de Convenções de Canasvieiras, que já é uma realidade, e o início das atividades das empresas que se instalarão no Sapiens Parque deverão amenizar, em muito, o problema da sazonalidade na região. Teremos a vinda de mais moradores que deverão se instalar no entorno do Sapiens Parque e o incremento com a vinda dos turistas de evento.
Não é novidade para ninguém que na baixa temporada muitas empresas fecham as portas e com isso há uma enxurrada de demissões, consequentemente diminuindo a renda e empregos gerados na região do Norte da Ilha.
O Centro de Convenções, com inauguração prevista para julho ou agosto de 2014, no segundo piso (6.400 m²) terá um auditório principal com espaço para pouco mais de 3 mil lugares e que pode ser transformado em salão para eventos e feiras; um anfiteatro com 250 lugares e espaço para feiras e exposições com 7.800 m²; praças de alimentação, dois elevadores; restaurante; cozinha industrial e cerca de 900 vagas para estacionamento de veículos.
Já no Sapiens Parque a Softplan inicia suas atividades já no segundo semestre deste ano e mais duas empresas no início de 2015. Estão previsto para os próximos anos a geração de mais de 30.000 novos empregos
Assim ocorrendo, haverá um maior fluxo de moradores e turistas, o que fará com que as empresas que fechavam suas portas após a temporada, mantenham-nas abertas mesmo na baixa temporada para atender este novo público, garantindo assim a manutenção e a geração de novos empregos e renda na região.
No entanto, não podemos achar que está tudo resolvido. Precisamos estar preparados para essas novas necessidades que surgirão, principalmente com o turista de eventos, turistas estes com melhor poder aquisitivo, com fortes exigências de qualidade em serviços e lazer.
Nossas empresas precisam estar atentas às mudanças e se adequarem a este novo momento com a melhoria em estrutura e serviços. Para isso nossos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, enfim, comércio e prestadores de serviços em geral, precisarão estar preparados para essa nova situação. O investimento em melhorias nas instalações, em serviços e infra-estrutura será de suma importância para atrair estes turistas e até mesmo para estas empresas se manterem no mercado evitando que outras empresas concorrentes se instalem na região.
A sociedade civil organizada precisa se manter unida e exigir do poder público melhorias em infra-estrutura, mobilidade, atrações turísticas, entre outras.
Assista o programa na íntegra:
1º bloco:
2º bloco:
3º bloco:
4º bloco: