1) A inépcia dos responsáveis pela gestão do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz provoca profundo mal estar entre todos que utilizam o local para seus deslocamentos e entre aqueles que trabalharam durante anos e seguem investindo para transformar Santa Catarina em um destino turístico qualificado.
2) O turismo é atividade essencial para a cidade e o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, estrutura fundamental para seu desenvolvimento. Dados da Pesquisa de Demanda Turística Internacional, feita em parceria do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostram que o País recebeu 5,67 milhões de estrangeiros em 2012, praticamente a metade deles a lazer. Entre esse público, que movimenta dezenas de segmentos econômicos, Florianópolis é o segundo destino mais procurado, atrás apenas do Rio de Janeiro.
3) Segundo dados da Receita Federal, Santa Catarina contribuiu com R$ 38.888.044.191 (trinta e oito bilhões, oitocentos e oitenta e oito milhões de Reais) em tributos federais em 2013. Historicamente o Estado é “credor” da União, recolhendo um volume de impostos extremamente elevado e tendo retorno irrisório de investimentos. Essa realidade, que não podemos mais tolerar, resulta em situações como essa, de atraso em obras essenciais, que, inacabadas, emperram o desenvolvimento do Estado.
4) Diante desse cenário desolador, a ACIF exige que os responsáveis pela situação se manifestem – tanto sobre a falta de acompanhamento adequado da obra quanto sobre o que será feito para enfrentar o problema.
Esse é um problema que afeta direta ou indiretamente a todos os catarinenses. Por isso a ACIF convida as demais entidades representativas da sociedade a se unir nesse esforço para a concretização de projeto essencial para garantir mais segurança e conforto àqueles que se deslocam desde Santa Catarina até outros pontos ou que vêm ao Estado desfrutar as qualidades de nossa terra.
Informa ainda estar tomando algumas medidas de imediato:
– Protocolará pedidos de informação junto à Presidência da Infraero e ao Tribunal de Contas da União;
– Encaminhará questionamentos sobre o assunto aos representantes do Estado no Parlamento Federal e ao Chefe do Poder Executivo Estadual. A ACIF dará ampla publicidade às respostas recebidas e aos compromissos assumidos pelas autoridades competentes.
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF
A repercussão sobre a nota divulgada pela ACIF, foi muito positiva, os colunistas Paulo Alceu, Moacir Pereira e Carlos Damião escreveram sobre o assunto, veja no link a seguir: https://acif.org.br/imprensa/clipping basta fazer o download do arquivo do dia 29/08/2014.