Prezado Associado!
Lançaram o PAC, mas o Brasil precisa de um PAF – Plano de Aceleração Fiscal. Todas os países que deram certo praticam o PAF, ou seja, administram com racionalidade os recursos públicos. Nosso sistema penitenciário, nosso sistema de ensino, nossos hospitais e estradas não funcionam porque sequer repomos a depreciação do que existe, quem dirá, aplicar em novas unidades. A tendência é só piorar.
O País nestes últimos quatro anos cresceu míseros 2,5% e se descontado o aumento vegetativo da população, algo como 1%. É muito pouco para quem tem a obrigação de gerar milhões de empregos todos os anos. Só os investimentos são capazes de criar empregos, dar dignidade às famílias, trazê-las para a cidadania.
Para buscar o crescimento chinês temos que investir, fazer poupanças, cortar as despesas correntes, pessoal, aluguéis, água e telefone, nos três níveis de Governo.
A solução destes e outros problemas passa pelo Pacto Federativo, com uma melhor distribuição do bolo tributário e a necessidade premente das reformas. A Espanha através do Pacto de Moncloa há quase 30 anos reuniu numa mesma mesa o capital, o trabalho, os agentes públicos e juntos encontraram os caminhos de um novo País. Fora disto continuaremos com a economia debilitada e sem crescimento.
Apresentamos nesta edição alguns resultados de nossa gestão. Fizemos um esforço gigantesco para dar uma Agenda de Projetos à ACIF, projetos de interesse de nossa cidade. A ACIF com seus 92 anos vem apoiando vários projetos com destaque especial ao Novo Terminal do Aeroporto, Gerenciamento Costeiro, Sapiens Park, Jardim Botânico, entre outros.
No plano interno, merecem destaque as revitalizações das sedes regionais de Ingleses, e Canasvieiras. Refundamos a Câmara da Mulher Empresária, o setor de treinamento foi agilizado. Outro projeto de extraordinária importância para a nossa história consubstanciado em três partes foi o Resgate da sua História – com a inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes; o lançamento das Medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum e, oportunamente, com a conclusão e lançamento do livro de memórias da Associação.
Em ano de eleições produzimos um extraordinário documento denominado de SC2010, contemplando as propostas da ACIF para os Governos Estadual e Federal. Construímos a idéia de um Estado investidor, gerador de renda, impostos e empregos. Não posso deixar de mencionar o Fórum da Água e Saneamento Ambiental, oportunidade em que lançamos, com outras entidades, o Novo Modelo de Água e Saneamento Básico para a região metropolitana.
Com tudo isto realizado, desejo finalmente, dizer que as finanças estão em ordem, o quadro de pessoal reciclado, o setor comercial afinado. Agradeço aos meus pares de Diretoria o apoio recebido.