A Aliança por Floripa — parceria entre ACIF, CDL Florianópolis, Conseg Centro, Prefeitura Municipal e o projeto Rumo Certo da Associação Alberto de Souza — acaba de completar dois meses com resultados expressivos na reinserção social e na revitalização urbana do Centro da cidade. O movimento consolidou seu modelo de atuação ao empregar beneficiários em atividades de zeladoria, contribuindo diretamente para preparar Florianópolis para o período de fim de ano.
Nas últimas semanas, as equipes do programa realizaram a pintura da estrutura do Miramar, iniciaram a revitalização do prédio dos Correios e concluíram reparos no albergue municipal. Também foram executadas melhorias no deck do Largo da Alfândega, reforçando o cuidado com espaços de grande circulação durante a temporada.
Atualmente, 16 beneficiários já estão empregados, atuando em serviços de limpeza, pintura e manutenção. Para o presidente da ACIF, Célio Bernardi, os impactos são visíveis e simbólicos: “A Aliança por Floripa dá condições reais de reinserção a quem precisa e, ao mesmo tempo, melhora a cidade. Pessoas antes desassistidas hoje recuperam os mesmos locais que antes ocupavam em situação de vulnerabilidade”.
Outra iniciativa do projeto, com a chegada da alta temporada e as crescentes oportunidades no setor de turismo, foi uma nova edição do Curso Escola de Garçom. Dez alunos iniciaram a formação e cinco concluíram o treinamento, adquirindo habilidades práticas que ampliam as chances de entrada no mercado de trabalho.





