Universidade é parceira da entidade com o desenvolvimento de projetos de pesquisa
Investimentos nas áreas da educação, pesquisa, ciência e tecnologia foram os temas que nortearam a Reunião de Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), realizada na última terça-feira, 11, com a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza.
Neste mês, a nova gestão da UFSC, completa quatro meses a frente da instituição, e segundo o novo reitor, os planos e projetos para a universidade, tem sido alinhados de forma completa, pensando em cuidar desde os aspectos visuais da universidade, deixando-a mais bonita, como a promoção de melhorias nos laboratórios para que os professores consigam desenvolver ainda mais pesquisas em todas as áreas.
Entre as prioridades da nova gestão da UFSC estão: dar maior atenção à gestão do hospital universitário, considerado o maior projeto de extensão da UFSC; a necessidade de implementar projetos voltados para a cultura e o esporte, como políticas que visem valorizar o campus da universidade, entre outros.
Evasão
Outra questão abordada por Irineu foi a evasão em cursos superiores. Segundo ele, é preciso analisar essa questão com mais competência, com ações voltadas para a política de permanência, analisando este tema com setores da sociedade.
A quantidade de vagas ociosas, também é motivo de preocupação da entidade empresarial, já que o mercado de trabalho conta muito com a formação profissional para que Florianópolis e Santa Catarina continuem prosperando.
O novo reitor também disse que a acessibilidade, a formação pedagógica dos professores e a política multicampo também serão assuntos que ganharão ainda mais atenção nessa gestão.
“A nossa gestão tem essa preocupação de manter a universidade viva, valorizando as pessoas. Não vemos a dificuldade econômica como inibição das nossas potencialidades, queremos e vamos crescer. Vamos aproveitar melhor as vagas que nós temos, ampliar os nossos cursos e priorizar por uma gestão mais flexível para não inibir a capacidade de um pesquisador”, disse o reitor.
Parceria
O presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, colocou a associação à disposição da universidade como parceira para desenvolvimento de projetos de pesquisa com a entidade empresarial.
“Tenha na ACIF aqueles parceiros que querem ver a ciência aplicada e a pesquisa gerando resultado para a sociedade. Nós queremos poder acessar lá da universidade o resultado das teses, das pesquisas que vocês estão criando e aplicar nas nossas empresas para gerar e agregar valor. Nós já temos projetos relevantes em parceria com a universidade, como o Estreitar, mas gostaríamos de ter cada vez mais novos projetos que possam nascer junto com a universidade”, finalizou Rossoni.