Na edição de 2 de agosto de 1949, o jornal O Estado noticiava o convite do Comando da Guarnição Militar de Florianópolis à Associação Comercial de Florianópolis para dirigir e orientar o Concurso de Vitrinas, que seria realizado de 4 a 7 de setembro, como parte dos festejos comemorativos da Semana da Pátria.
Houveram quatro prêmios conferidos: Motivo Histórico – Prêmio Marinha de Guerra; Originalidade: Prêmio Exército Nacional; Conjunto-Prêmio Prefeitura Municipal e Riqueza de Apresentação – Prêmio Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. A abertura do concurso foi fixada para domingo, dia 4 às 19h. A classificação foi feita por uma comissão apuradora, constituída por representantes do Departamento de Educação e Oficiais das Forças Armadas, na noite de 7 de setembro.
As inscrições poderiam ser efetuadas na sede da Associação Comercial de Florianópolis, que designou o vice-presidente Antônio Batista Pereira, para orientador geral do concurso. Na edição de 3 de setembro de 1949, o Jornal O Estado estampava em suas páginas nova matéria sobre o concurso de vitrinas.
O comércio de nossa praça, convidado pelas autoridades militares e civis organizadoras das festividades da Independência, tomou parte das solenidades em homenagem à data, com um Concurso de Vitrinas o qual já se observa uma grande animação por parte de diversas casas comerciais. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, tão logo foi convidada pelo senhor Tenente Coronel Paulo Gonçalves Weber Vieira da Rosa para patrocinar o referido concurso e tomar várias deliberações tendo entrado imediatamente com o Comando da Guarnição Militar em Florianópolis para medidas necessárias para a sua regulamentação, o que mostrou o interesse daquela associação para as solenidades da Semana da Pátria.
Assim ficou constituída uma comissão composta da senhorita Layla Freyesleben, Silvio de Oliveira, representando o Departamento de Educação e quatro Oficiais das Forças Armadas.