28 de julho, Dia da Imprensa Catarinense
Dia 28 de julho de 2021, comemoramos os 190 anos da Imprensa Catarinense. A data marca duas importantes contribuições do lagunense Jerônimo Francisco Coelho: a fundação de “O Catharinense“, o primeiro jornal a circular no dia 28 de julho de 1831 na antiga Desterro, capital da então Província de Santa Catarina.
Há exatos 190 anos foi fundada por Jerônimo Coelho também a primeira Loja Maçônica, denominada Concórdia, que estabeleceu em terras catarinenses as raízes do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina.
Ambas cumpriram o propósito de defender a liberdade de expressão, o espírito nacionalista, a consolidação da independência do Brasil e, principalmente, constituíam instrumentos para vigiar as ações dos governantes.
O patrono da Imprensa Catarinense
O patrono da Imprensa Catarinense nasceu em Laguna em 30/09/1806 e dedicou a maior parte de sua vida à causa pública até falecer em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, em 16/01/1860, com pouco mais de 53 anos de idade.
Ainda um menino, com 10 anos, sentou praça no Regimento de Artilharia da Corte no Rio de Janeiro, e aos 14 anos ingressou na Academia Militar Aos 49 anos alcançou o posto de Brigadeiro, o mais alto da brilhante carreira militar. Em 1831, retornou a Santa Catarina com mera passagem de vinda, como ele mesmo revelou no editorial do jornal.
O jornal “O Catharinense” e a Loja Maçônica Concórdia são representativos da figura ilustre de Jerônimo Coelho e suas lições de pioneirismo de liderança e espírito público, que transmitiu para gerações de catarinenses que o sucederam até os dias de hoje.
Sobre o jornal editado pelo próprio Jerônimo Coelho, que também o distribuía, cabe relembrar que “O Catharinense” nasceu no ambiente político da passagem do século 18 para o século 19 quando era acirrado o questionamento da dominação portuguesa no Brasil, ou seja, da Corte Imperial.
ACIF na imprensa
O Dia da Imprensa de Santa Catarina foi instituído pela Lei n.12.946, de 28 de abril de 2004. A ACIF ao longo de sua história teve suas publicações através do Indicador Comercial e Industrial a partir de 1920, informativos, revistas, e colunas no tradicional Jornal O Estado e atualmente conta com coluna no Jornal Notícias do Dia.