Objetivo é atender e estabilizar pacientes de baixa complexidade para evitar internação e diminuir a pressão nas emergências dos hospitais
Um Centro de Triagem de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 deverá ser estruturado nos próximos dias na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM), na SC-401, em Florianópolis. A iniciativa é fruto da união da Prefeitura Municipal, da ACM, da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), da CDL de Florianópolis, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), do Sinduscon da Grande Florianópolis e da Federação das Indústrias de SC (FIESC), diante do agravamento da pandemia na Grande Florianópolis. O planejamento deu passos definitivos no último fim de semana, com a integração de lideranças empresariais com o Executivo da Capital.
A ação integrada está buscando os recursos para viabilizar o espaço, que vai atender os casos com baixa complexidade, antes da necessidade de internação em leito de UTI. A meta é prestar o atendimento por um prazo inicial de dois meses, que poderão ser prorrogados, até que as medidas de imunização e distanciamento possam ter maiores resultados no controle da grave crise.
Enquanto se busca o recurso financeiro, as entidades iniciam as medidas de estruturação do espaço, assim como o encaminhamento das autorizações legais, a disponibilidade de equipamentos e de recursos humanos. Após o termo de cooperação entre as entidades, a proposta deve ser também encaminhada ao Governo do Estado, para o apoio à iniciativa.
SALVAR VIDAS
O presidente da ACM, médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, é o coordenador do comitê executivo criado para concretizar a proposta, junto aos demais representantes das entidades que integram o movimento. “É uma grande força-tarefa para salvar vidas, especialmente neste momento de agravamento da pandemia em todo estado”.
O prefeito Gean Loureiro e o vice Topazio Neto colocaram toda a estrutura da Prefeitura à disposição, inclusive com fornecimento de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e estrutura administrativa e de segurança. “O objetivo principal é prestar atendimento logo no início dos sintomas, evitar a evolução da doença e assim salvar vidas”, resume o prefeito.
O presidente da ACIF, Rodrigo Rossoni, destaca a importância da ação. “Um recente exemplo de que esta experiência é viável é o novo 21º Batalhão da Polícia Militar, que atende o norte da Ilha, construídos mediante doações dos empresários, em terreno do Governo Estadual”.
COMO VAI FUNCIONAR
O Centro de Triagem atenderá pacientes com sintomas iniciais ou suspeita de Covid-19. Eles poderão permanecer em observação para a estabilização clínica e/ou receber orientações com monitoramento médico em casa, por aplicativo digital próprio para o acompanhamento individual.
A estrutura deverá contar com 60 cadeiras reclináveis, nas quais os pacientes poderão receber atendimento, medicamentos e oxigênio, se necessário. Serão disponibilizados três médicos por turno, além de dois médicos para a triagem inicial, 18 enfermeiros e 36 técnicos de enfermagem em revezamento para atendimento 24h.
O Centro é uma medida urgente que deve ser seguida de outras ações que a parceria das entidades pretende implementar, tais como a intensificação do uso de inteligência de dados e apoio ao processo de vacinação, além da ampliação nos dias e horários de atendimento nas UPAs e Centros de Saúde da Prefeitura.
Mais informações sobre o atendimento serão amplamente divulgadas assim que o Centro estiver instalado.