Com o coronavírus avançando em Santa Catarina, muitas as medidas necessárias para evitar ainda mais a proliferação do vírus têm sido tomadas, inclusive com a determinação de fechamento de empresas. Na sexta-feira, 17, foi decretado a reabertura do comércio de rua a partir de segunda-feira,20, e de hotéis a partir de quarta, 22, medidas essas que a ACIF já vinha buscando junto aos organismos públicos.
As lojas deverão fazer o controle da entrada, sendo um consumidor para cada atendente. Além disso, deverá ter limite de um cliente a cada 4 m². E, claro, disponibilizando álcool em gel para todos (funcionários e consumidores). Lojas de shopping continuam fechadas.
Os hotéis poderão abrir após o feriado de Tiradentes – na terça-feira, 21 – evitando que venham turistas para Florianópolis. Para a reabertura, o estabelecimento não poderá aceitar a entrada de pessoas com sintomas do COVID-19, e mantenham seus espaços comuns fechados (como piscina e academias). Além de, claro, as regras de higienização para todos.
Já os supermercados serão obrigados a fazer o controle de temperatura dos clientes que entrarem, a partir do dia 27 de abril. Inicialmente essa regra só vale para as lojas que tem mil metros quadrados, e utilizando um termômetro especial. Segundo a prefeitura, haverá mais informações sobre nos próximos dias.
Além disso, vale lembrar que desde sexta-feira, 17, o uso de máscaras passou a ser obrigatório. Todos aqueles que precisarem sair de suas casas, deverão estar usando máscaras.
Os estabelecimentos que permitirem entrada de clientes sem a proteção, poderão ser multados e interditados. Disponibilizaram um vídeo, no site da prefeitura, de como confeccionar as máscaras.
Outras medidas importantes também foram tomadas, como aplicação de testes rápidos para pessoas que apresentem sintomas – e que são encaminhados pelo Alô Saúde Floripa. E testagem de passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Sobre os serviços públicos, apenas os essenciais continuam funcionando. Aqueles considerados não essenciais podem realizar o atendimento ao público, sendo individual e agendado.
A ACIF continua com seu compromisso de trabalhar por uma reabertura do comércio planejada, para que a economia catarinense não sofra graves consequências.