ACIF iniciou discussões sobre a obra ainda em 1997
Há poucos dias seria inimaginável uma tenda, rodeada de centenas de pessoas, na orla de Canasvieiras. Não haveria espaço. Depois de um pleito iniciado em 1997 pela Regional ACIF da praia mais divulgada de Florianópolis no Mercosul, que culminou na criação do Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni), o alargamento da faixa de areia do balneário foi inaugurado, com forte empenho da prefeitura da Capital.
O evento, realizado na última sexta-feira (17), reuniu a comunidade, turistas, poder público e entidades envolvidas neste momento histórico. Tudo sob a aprovação dos visitantes e espanto dos moradores da Capital, já que poucos acreditavam na celeridade do complexo serviço, realizado em pouco mais de quatro meses. Simoney do Nascimento, diretor da Regional Canasvieiras da ACIF, enalteceu o esforço de todos, mas sem deixar de chamar a atenção para a preservação do local. “Temos agora este patrimônio e é preciso que todos prezem por ele. Faço um apelo para que deixem nossa praia limpa, com cada um fazendo sua parte”, alertou.
Rodrigo Rossoni, presidente da entidade, reforçou o impacto econômico do alargamento. “Além dos benefícios aos veranistas, todo o bairro foi valorizado. Desde imobiliárias e hotéis até os estabelecimentos de gastronomia e serviços”, frisou. Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, fez um discurso emocionado, citando personalidades locais e toda a negociação para que as licenças ambientais fossem emitidas em um raro e plausível período, agradecendo também ao governo estadual e à ACIF. “Nossa meta agora é realizar ações semelhantes em praias como Ingleses, Jurerê e Armação do Pântano do Sul”, adiantou.
s.