O Grupo de Balneabilidade e alguns diretores das regionais da ACIF realizaram uma Visita Técnica na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e em sequência no Rio do Braz, localizadas em Canasvieiras, onde foram atendidos pelo Engenheiro Victor da CASAN no dia 11/11/2019 as 14h.
A ETE foi inaugurada em 1997, e recebeu 2 ampliações, uma em 2012 e outra em 2015. Projetada para tratar 330 litros/segundo. Na baixa temporada trabalha com 100l/seg. Já na alta temporada com 250l/seg.
A ETE recebe o esgoto dos bairros Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Jurerê Tradicional, Vila União, e parte dos Ingleses.
O grupo visitou os 2 sistemas de tratamento: Biológico e o Químico. E aproveitaram para verificar a entrada e a saída dos efluentes.
O tratamento biológico atingi eficácia da DBO de 98% e a química 100%. Sendo que a primeira precisa de 18 horas para tratar 1 litro de esgoto, e a segunda 40 minutos. Pois, esta é adicionado coagulantes e floculantes.
O efluente tratado vai para os canais de drenagem que desembocam nos rios próximos a ETE, e o Lodo é destinado para o aterro sanitário de Brusque.
Na temporada é retirada 1 tonelada de areia por mês, e 1 tonelada de lixo por dia que vem junto a rede de esgoto. O custo para manutenção dessa rede é em torno de R$1,2 milhão por ano.
No Rio do Braz há instalada uma URA – Unidade de Recuperação Ambiental que serve para filtrar a água, e desobstruir os canais dos Rios Papaquara e do Braz. Constatamos que há uma grande proliferação de vegetação no Rio do Braz. Solicitaremos à PMF que realize a retirada dessa vegetação.